Entrevistas, Estrada, Nacional

O rescaldo da época nacional 2023: a opinião dos diretores desportivos

O rescaldo da época nacional 2023: a opinião dos diretores desportivos

Efapel Cycling (José Azevedo)

Depois de na temporada inaugural a estrutura liderada por José Azevedo ter sido uma das equipas em evidência no calendário nacional, a Efapel Cycling iniciou o segundo capítulo da sua (ainda) curta história confiante no trabalho feito nos 12 meses transatos. Sem apontar objetivos concretos, foi na filosofia ambiciosa passada aos seus ciclistas que Azevedo confiou para alcançar os resultados desejados. Facto é que as duas vitórias da Efapel Cycling em 2023 ficaram um pouco aquém das seis conquistas conseguidas no ano de estreia: Rafael Silva subiu ao lugar mais alto do pódio na 3ª etapa do Grande Prémio O Jogo e Joaquim Silva fechou a temporada da melhor maneira para as cores laranja, no GP Mortágua-Pedro Silva. A juntar a isto, Rafael Silva foi o vencedor à geral da Taça de Portugal, fruto da sua consistência entre os melhores nas três provas que compunham a competição (Prova de Abertura-Região de Aveiro, Clássica da Primavera e Clássica Aldeias de Xisto).

Eu acho que foi um ano com menos vitórias do que 2022, o primeiro ano deste projeto, mas a nível geral de resultados acho que foram melhores. Tivemos na frente em todas as corridas, na Volta a Portugal tivemos na disputa da corrida até ao final, entramos no penúltimo dia com o Henrique [Casimiro] em segundo lugar. Acho que foi notório o crescimento da equipa, na qualidade dos corredores, no trabalho que tem sido desenvolvido. Nesse aspeto acho que foi um ano bastante positivo, porque muitas vezes olhamos só ao número de vitórias e analisa-se por aí. Tivemos uma vitória, a vitória na Taça, mas depois em praticamente todas as corridas tivemos na disputa, com vários segundos lugares. Por um lado, o segundo é sempre um bom lugar. Não sei quantos segundos e terceiros lugares temos já, mas trocava metade dessas classificações por vitórias [risos]. Mas pronto, isso significa que há um equilíbrio muito grande ao longo do ano e a equipa é competitiva.

José Azevedo

E se há algo que Azevedo não se pode queixar é mesmo da competitividade dos seus ciclistas. Analisando mais a fundo a época da Efapel Cycling, contam-se 22 e 95 lugares no top-3 e top-10, respetivamente, entre etapas e classificações gerais. No que diz respeito às classificações secundárias, e sendo a Efapel Cycling uma equipa orientada para a luta pela vitória final nas mais diversas corridas, contabilizam-se apenas as vitórias de Emanuel Duarte na classificação da montanha do GP Abimota e a conquista da mesma camisola por Francisco Guerreiro no Grande Prémio O Jogo, sendo ainda de notar cinco top-3 em várias destas classificações.

A armada da Efapel Cycling em prol de Henrique Casimiro na etapa da Senhora da Graça (Fonte: João Fonseca Photographer)

No entanto, tal como referiu Azevedo, é importante realçar a participação desta formação na Volta a Portugal, nomeadamente a excelente exibição de Henrique Casimiro. O alentejano de Odemira, lutou até ao último dia por um lugar no pódio, partindo para o contra-relógio final de Viana do Castelo como o melhor português na geral, na 2ª posição, a apenas 45 segundos do líder (e vencedor final) Colin Stüssi. Perderia a luta contra o tempo, e acabaria por cair até à 6ª posição, o que não apaga a consistência e qualidade que apresentou nas etapas mais duras da Grandíssima.

É merecido também uma nota de destaque para a prestigiante prestação da equipa no O Gran Camiño, corrida realizada na região da Galiza ainda no mês de fevereiro, e que contou com a presença de um interessante leque de ciclistas e equipas World Tour, de onde se evidenciou por larga margem o futuro vencedor da Volta a França, Jonas Vingegaard (que venceu todas as etapas realizadas e, consequentemente, a geral). Nas estradas espanholas, Joaquim Silva alcançou um honroso 9º lugar, e Francisco Guerreiro terminaria como sétimo melhor jovem em prova.

Written by - - 1210 Views

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

No Comment

Please Post Your Comments & Reviews

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *