ABTF Betão – Feirense (Joaquim Andrade)
Foi uma ABTF Betão – Feirense remodelada e reforçada que se apresentou à partida da presente temporada. Com o ingresso de ciclistas experientes e de qualidade, eram legítimas as aspirações que o líder da equipa, Joaquim Andrade, tinha nos primeiros meses do ano. E a época não poderia ter começado a melhor maneira para os fogaceiros, com a vitória logo na primeira prova nacional, a Prova de Abertura – Região de Aveiro, por intermédio de mais um dos seus reforços, o sprinter Santiago Mesa. A partir daí, somaram-se mais três triunfos: Mesa saiu vitorioso na 1ª etapa do GP Anicolor, e António Carvalho (talvez o nome que mais tinta fez correr no defeso de inverno), ofereceu as restantes conquistas, nas 3ª e 8ª etapas do Grande Prémio Jornal de Notícias, já no decorrer do mês de setembro.
Mas o ponto alto da temporada foi, na generalidade das opiniões, o 3º lugar obtido na Volta a Portugal, por Carvalho. A somar ao pódio, há que destacar a camisola branca, representativa da liderança da juventude, que foi envergada por Afonso Eulálio em grande parte da Grandíssima, perdida apenas no contra-relógio final. Merece também realce os 15 pódios alcançados pela equipa, quer em etapas, quer em classificações gerais ou secundárias (incluindo a vitória na classificação da juventude do GP Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho) e os 45 top-10 (excluindo classificações secundárias). Foi, portanto, uma época recheada de bons resultados, onde as camisolas azul ciano foram destaque quase constante ao longo do ano. E Joaquim Andrade confirma isso mesmo:
Foi uma época positiva e uma época também de afirmação. Na Volta a Portugal tivemos ao mais alto nível, este que foi sempre o nosso grande objetivo ao longo do ano, apesar de alguns percalços que tivemos, principalmente a queda do António [Carvalho] ali a um mês da Volta. No geral, a restante temporada penso que foi positiva. Foi um ano de aprendizagem, porque a equipa é bastante jovem e estão ainda a aprender muitos processos inerentes a uma equipa que tem ideias de ganhar.
Para complementar a época, vínhamos para este Grande Prémio Jornal de Notícias com aspirações a tentar vencer, e acabámos por estar já afastados da discussão. O António Carvalho, quando fez aquele contra-relógio em Santo Tirso, deixou os adversários com um pouco de receio e acabaram por se preocupar em eliminá-lo, e nós acabámos por não conseguir protegê-lo da maneira que queríamos.
Joaquim Andrade
Depois de uma temporada onde a ABTF Betão – Feirense se consolidou como uma das equipas a ter em conta no pelotão nacional, a organização do próximo ano competitivo está já bem encaminhada:
Já temos a espinha dorsal da equipa definida, faltam-nos alguns pormenores e espero brevemente poder anunciar pelo menos a maioria da equipa.
Joaquim Andrade