Entrevistas, Estrada, Nacional

O rescaldo da época nacional 2023: a opinião dos diretores desportivos

O rescaldo da época nacional 2023: a opinião dos diretores desportivos

Credibom / LA Alumínios / Marcos Car (Hernâni Brôco)

Hernâni Brôco deu o mote no início da temporada, e passado sete meses poder-se-á dizer que o mesmo foi cumprido. O líder da equipa mais jovem do pelotão nacional pretendia que 2023 fosse um ano de afirmação dos seus pupilos no panorama doméstico, e os resultados assim o provam. Com uma toada marcadamente atacante e de destaque, a Credibom / LA Alumínios / Marcos Car foi das equipas que menos se resignou ao pelotão, procurando sempre discutir as classificações secundárias em disputa em cada corrida. No total, são 46 os top-10 conseguidos pela equipa em classificações secundárias, 13 top-3 e sete conquistas entre camisolas dos pontos, metas volantes, montanha ou juventude. Parte destes lugares de destaque foram conseguidos na classificação que premeia os melhores jovens, já que 46% das camisolas que a equipa arrecadou esta época corresponderem precisamente a essa distinção. Neste âmbito, o destaque vai para Alexandre Montez, o grande responsável por estes números (foi o melhor jovem no Grande Prémio O Jogo, no GP Anicolor e no GP Douro Internacional), mas também para Daniel Dias, o primeiro líder da juventude da Volta a Portugal, e Diogo Narciso e João Macedo, que envergaram a camisola de melhor trepador nas etapas 2 e 5 da Grandíssima. A estes méritos juntam-se ainda 30 top-10 e três top-3 em etapas e classificações gerais (ainda de registar o 14º lugar de Gonçalo Leaça na geral da Volta a Portugal). Mas a cereja no topo do bolo foi mesmo a vitória na 5ª etapa do GP Douro Internacional, por João Medeiros, a primeira da estrutura comandada por Hernâni Brôco.

As emoções da vitória de João Medeiros na 5ª etapa do GP Douro Internacional, a primeira da estrutura liderada por Hernâni Brôco (Fonte: Instagram da Credibom / LA Alumínios / Marcos Car)

Coerente com as declarações dadas há uns meses, foi com sensação de dever cumprido que o “Chefe” Brôco terminou a época:

Sim, a época da Credibom / LA Alumínios / Marcos Car tem sido bastante positiva. Demos um salto de qualidade, e era isso que a gente pretendia quando se abordou também o início da época: que estes jovens crescessem. E apostamos bastante neles. Este ano conseguimos também dar melhores condições com o investimento da Credibom, a sustentar este projeto. Tivemos uma vitória no GP Douro Internacional, mas o que importa realçar é que em todos as corridas, exceto a Volta ao Algarve e a Figueira Champions Classic, corridas internacionais onde não conseguimos estar no pódio, temos estado com atletas nas diversas classificações secundárias. De realçar também que a juventude tem sido uma camisola que temos sempre defendido em todas as provas. Não conseguimos na Volta a Portugal, mas conseguimos estar bastante ativos na primeira semana, era esse o nosso objetivo, e conseguimos deixar o Gonçalo [Leaça] num 14º lugar, o melhor lugar numa geral deste projeto.

Hernâni Brôco

Já com os olhos postos em 2024, Brôco pretende subir mais um degrau no processo de crescimento da equipa, mas sempre com a tónica num aspeto que tão bem o caracteriza, assim como as suas equipas: a união de grupo.

Ambicionamos mais e para o próximo ano vamos tentar ainda crescer mais um pouco, reforçar o plantel com uma ou duas entradas que possam aumentar a qualidade do que já temos. Mas passa é por manter este bloco o máximo possível, porque vou tentar manter, uma vez que os resultados são deles, e a época deve-se também a eles. De realçar também o espírito de grupo que temos nesta equipa, que é bastante saudável, e é isso que eu também sempre zelo. Importa chegarmos ao fim de uma corrida, correndo bem ou menos bem, e termos a consciência tranquila, ter essa união dentro do autocarro.

Hernâni Brôco
Written by - - 1951 Views

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

No Comment

Please Post Your Comments & Reviews

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *