Pello Olaberria (Euskaltel – Euskadi)
Outra das grandes protagonistas desta 84.ª Volta a Portugal Continente foi a Euskaltel – Euskadi. A equipa do País Vasco trazia uma equipa bastante sólida e lutou pela Volta até ao final, logrando vencer 2 etapas no decurso da prova rainha do calendário nacional e, ainda, terminar a prova com Txomin Juaristi em 2.º lugar (vencedor do contrarrelógio final, em Viana do Castelo) e Luís Ángel Maté (vencedor na chegada à Guarda) e Mikel Iturria no top-10 final. Além disso, a equipa de Bilbau esteve sempre na luta para ser o melhor coletivo da prova.
Pello Olaberria, mais um ex-ciclista espanhol que esteve presente em 2 ‘Grandíssimas’, em 2016 e 2017, era outro dos diretores desportivos bastante felizes no final da Volta, tal como nos explicou no balanço que fez da prova.
“O balanço final é muito bom, teríamos assinado tudo o que conseguimos antes de começar a prova. O nosso objetivo era colocar um ciclista entre o top-10 da geral e tivemos a possibilidade de colocar 3. Conseguimos 4 segundos lugares, fomos líderes da classificação por equipas até à etapa 9 e conseguimos uma boa vitória na etapa da Guarda, uma etapa mítica da Volta a Portugal. Foi uma excelente Volta para nós e estamos muito contentes!”