Exact Cross
Ao contrário das competições que apresentamos anteriormente, onde os atletas competem para ganhar pontos ou tempo e alcançar o melhor lugar possível num ranking geral, o Exact Cross opta por um formato diferente, consistindo na realização de corridas independentes, sem atribuição de quaisquer pontos ou organização de uma classificação geral. Ainda assim, a emoção e o espetáculo são ingredientes garantidos, já que os melhores ciclocrossistas usam as corridas desta série para preparar outras provas mais importantes, como é o caso dos Big 3 do ciclocrosse, Mathieu Van der Poel, Wout Van Aert e Tom Pidcock, além do mediatismo que as corridas conquistam, e prova disso mesmo é a aquisição dos direitos de transmissão televisivos do Exact Cross pelo canal Sporza, o maior canal de desporto belga, já a partir desta temporada.
Comparativamente à época passada, o calendário do Exact Cross foi reduzido em uma prova, sendo agora sete as corridas incluídas nesta série. Deixam de receber a visita dos crossers as corridas de Kruibeke e Meulebeke, que abriram espaço para a entrada de Maldegem como nova anfitriã.
Dos vencedores de corridas do Exact Cross da temporada passada, podemos destacar Wout Van Aert, Michael Vanthourenhout, Eli Iserbyt, Laurens Sweeck, a revelação Gerben Kuypers, e até mesmo Tim Merlier.
A primeira prova do Exact Cross, em Beringen, aconteceu no passado dia 8 de outubro, com o filho de Sven Nys, Thibaut Nys (que na estrada respresenta a Lidl-Trek), a abrir a temporada da melhor forma.

No Comment