Ciclocrosse, Internacional

Guia do Ciclocrosse Internacional 2023/2024

Guia do Ciclocrosse Internacional 2023/2024

Troféu Superprestige

O Troféu Superprestige é a competição de regularidade com mais história no panorama internacional do ciclocrosse, tendo sido disputada pela primeira vez na longínqua temporada de 1982/1983. Corrido integralmente em território belga, o Superprestige é composto por oito etapas da categoria UCI C1 distribuídas entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024.

O cenário ferveroso da etapa do Superprestige de Diegem 2023, com Van Aert e Pidcock em luta acesa (Getty Images)

Relativamente ao pretérito ano, apenas de registar a ausência do calendário do circuito de Gullegem e a entrada de Overijse, um dos percursos mais venerados pelos fãs de ciclocrosse, e que fazia parte da lista de provas da Taça do Mundo 2022/2023. Além de Overijse, podemos destacar as corridas de Heusden-Zolder (corrida nas imediações do circuito de automobilismo com o mesmo nome) ou a corrida noturna em Diegem, pelo seu historial e espírito envolvente. Para os fãs de música eletrónica, há uma corrida em particular que pode ter um significado especial, como é o caso do Superprestige de Boom, cujo traçado é desenhado no anfiteatro natural que acolhe o famoso festival Tomorrowland.

Parte da mística inerente a esta competição está também associada com o facto de duas das suas provas mais mediáticas e esperadas estarem alocadas em plena “Semana Santa” do ciclocrosse, a semana que compreende o Natal e a Passagem de Ano, e onde todos os dias há corridas (e espetáculo) a serem servidas aos fãs da modalidade.

Tal como na Taça do Mundo, também no Superprestige impera o sistema de classificação por pontos. Na temporada passada, Lars Van der Haar (104 pontos) inscreveu pela primeira vez o seu nome na longa lista de vencedores do troféu, relegando para os restantes lugares do pódio Eli Iserbyt (98 pontos) e Michael Vanthourenhout (91 pontos). Ceylin Del Carmen Alvarado (110 pontos) foi a melhor entre as mulheres, sendo mais regular que Inge Van der Heijden (103 pontos) e Denise Betsema (99 pontos).

Written by - - 1545 Views

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7

No Comment

Please Post Your Comments & Reviews

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *