Entrevistas, Estrada, Nacional

PCM Entrevista: Pako Ochoa (1ª Parte)

PCM Entrevista: Pako Ochoa (1ª Parte)

Como surgiu a oportunidade de competir na Europa?

Em 2017, tive uma oportunidade porque estava-me a candidatar a mestrados em Espanha e também em Londres. Enquanto esperava, estava de férias em Portugal e conheci alguns tipos para andar de bicicleta […]. Então comecei a competir em Portugal com os masters.

Pako Ochoa

Desta forma, o destino trocou os planos a Pako Ochoa. Enquanto esperava pelos resultados das candidaturas que enviou a um par de mestrados, passou férias em Portugal junto de amigos em Rio Maior e com a bicicleta que levou das Filipinas começou a treinar na região e cedo encontrou companhia:

Na altura, eu estava a treinar muito com o Mica [Micael Isidoro]. Ele é meu parceiro de treinos porque mora perto […]. No final de 2019, ele deu-me a oportunidade de estar numa equipa profissional, o Tavira, para 2020. Claro que tive de aproveitar a oportunidade, porque não é todos os dias que se tem a oportunidade de se tornar um ciclista profissional na Europa.

Pako Ochoa

Foi através de Micael Isidoro, ciclista português da região Oeste que se retirou da competição no ano passado após uma longa carreira, que Pako Ochoa se introduziu ao escalão profissional do ciclismo português. Contudo, o ciclista filipino sempre esteve ciente das dificuldades que a adaptação a um maior nível de competição traria.

Eu sabia que seria um salto muito difícil dos masters para os profissionais […]. Infelizmente, em 2020, não participei em nenhuma corrida porque não haviam corridas para mim; nas grandes corridas eles [a equipa Tavira] tinham de correr como equipa, então era compreensível [deixarem-me de fora]. Depois, em 2021, competir pelo Louletano foi outro grande salto, depois de um ano sem correr vindo dos masters. No ano passado, corri pelo Feirense com o Mica e é tudo em termos de competição.

Pako Ochoa

Este foi o percurso de Pako Ochoa em Portugal, o que o leva a ser realista em relação aos seus resultados:

Em termos de resultados não tenho muitos, simplesmente para mim tentar-me ajustar ao nível das provas em Portugal já é um grande desafio.

Pako Ochoa
Pako Ochoa com Micael Isidoro, em campo de treino na Victoria Sports Cycling Team.
Foto: Arquivo pessoal
Written by - - 1216 Views

Páginas: 1 2 3 4 5 6

No Comment

Please Post Your Comments & Reviews

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *