Ciclocrosse, Internacional

Antevisão Campeonatos do Mundo Ciclocrosse 2021

O Circuito

Com 2900 metros, o circuito divide-se em duas partes principais, bastante distintas uma da outra. Uma primeira de areia, disputada na praia, e outra de terra compacta, disputada no hipódromo e campo de golfe de Oostende. No total, esperam aos ciclistas 1326 metros de relva, 404m de terra compacta, 565m de areia, 205 metros de asfalto e 400m de pontes, sobre a qual falarei mais à frente.

A linha de partida e de fim estarão situadas numa das retas do hipódromo, em terra compacta, sendo que poucos metros após a partida os ciclistas terão que enfrentar uma curva de 180 graus, que os faz passar pela primeira zona de boxes e os leva até à grande ponte que marca o circuito.

Esta é uma ponte que prova mais uma vez os esforços a que as organizações belgas se sujeitam para trazer elementos marcantes para as suas provas importantes, especialmente erguida para a ocasião de forma a cruzar a avenida principal e a linha de tram que liga toda a costa belga. Com 40 metros de ascensão de um dos lados e 52 do outro (a ponte terá que ser ultrapassada nos dois sentidos) e uma inclinação constante de 21%, estará neste ponto a principal elevação do percurso que irá logo desde início cansar as pernas dos ciclistas.

Logo após a descida vertiginosa os ciclistas chegam à praia, onde enfrentarão um longo percurso pela areia, numa mistura de areia natural com areia compactada. Para além desta dificuldade, estarão ainda dependentes das marés, já que em fase de maré baixa poderão deslocar-se até zonas onde a areia se encontra mais compactada e onde é mais fácil rolar. No entanto, na hora da corrida de elites masculinas a maré estará alta, o que forçará os ciclistas a utilizar zonas de areia mais solta.

Após a passagem pela praia os ciclistas voltam a cruzar a ponte, que os leva de volta ao hipódromo e os faz passar pela segunda zona de boxes. Estas zonas estão especialmente bem localizadas neste circuito, imediatamente antes e após a passagem pela praia, o que poderá permitir a adoção de algumas táticas interessantes como a alteração da pressão dos pneus entre as duas vertentes do circuito.

A parte do hipódromo é marcada por um trajeto sinuoso, maioritariamente em relva e com alguns off-cambers. Existem algumas zonas mais técnicas e, caso chova, o traçado poderá tornar-se menos previsível nesta parte, mas as principais diferenças deverão fazer-se na zona da praia, onde a componente técnica e a potência para surfar a areia serão os principais diferenciadores entre os ciclistas.

A descida da ponte até à praia. Foto: De Standaard

Areia solta até ao Thermae Palace que fará os ciclistas desmontar e correr. Foto: Nico Dick | WielerFlits

Os off-cambers do hipódromo permitem algum repouso depois do ritmo intenso na praia. Foto: Nico Dick | WielerFlits

Programa/Horário:

Sábado, 30/01/2021:
12h30 – Sub-23 Masculinos
14h10 – Elites Femininas

Domingo, 31/01/2021:
12h30 – Sub-23 Femininas
14h10 – Elites Masculinos

Written by - - 860 Views

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7