Categories Estrada Nacional

Volta a Portugal Feminina Cofidis: A prova rainha está de volta!

Declarações de Liliana Jesus

Liliana Jesus, ciclista da Extremosul / Hotel Alísios / CA Terras do Arade, parte para mais uma Volta a Portugal e quando instada a comentar um pouco sobre esta Volta fez-nos uma pequena antevisão do que poderá ser a prova:

Estou na expectativa para ver o nível de corrida, visto que teremos 3 equipas à partida que estiveram no Tour de l’Ardeche, e, caso mantenham o alinhamento semelhante, as forças destas equipas não serão as mesmas se se tivessem preparado exclusivamente para a Volta. Por isso, deduzo que o nível seja mais baixo, face ao ano anterior, pois haverá uma menor potência de trabalho, não obstante, aguardo o que as outras equipas espanholas poderão fazer, principalmente a Vera Vilaça que é uma forte candidata, que está num bom momento de forma como demonstrou na Taça. Relativamente às equipas portuguesas acredito que a Glassdrive / Chanceplus / Allegro parta com ambições, com a campeã nacional em título, Cristiana Valente e no Korpo Activo / Penacova destaca-se a Melissa Maia, que foi 3.ª classificada no Campeonato Nacional de Fundo.

Relativamente a objetivos pessoais afirmou-nos que não se encontra no melhor momento de forma, porém preparou-se da melhor forma possível, confidenciando-nos, ainda, que a equipa partirá para a prova com um bloco interessante:

Preparei-me o melhor possível, no entanto tenho noção que não estou no meu melhor momento de forma, visto que as alterações no calendário de provas a nível nacional levou a um reajuste e planificação de performance. Quanto à Extremosul / Hotel Alísios / CA Terras do Arade, temos um bloco interessante que alia juventude à experiência.

Por fim, deu-nos a sua visão sobre o traçado, com especial foco para a 3.ª etapa:

O traçado da prova é ondulante, o chamado “rompe pernas”. Tive a oportunidade de reconhecer a 3.ª etapa, que é essencialmente plana, com alguns topos no final da corrida que podem causar desgaste para a chegada final. Esta chegada prevê-se dura, pois o último quilómetro é sempre a subir e com inclinações consideráveis!

Liliana Jesus, ciclista da Extremosul / Hotel Alísios / CA Terras do Arade.
Foto: João Fonseca Photographer / UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo