Primeiro cheirinho a montanha

Chegamos ao primeiro dia de montanha e com o cheiro que o Tour já caminha para estar sentenciado a favor de Tadej Pogacar, fruto das exibições do esloveno nas duas últimas etapas e pelo estatudo de bi-campeão em título. É inevitável não pensar no desenrolar da corrida do atual camisola amarela.
A possibilidade de chegar uma fuga está novamente em cima da mesa como uma realidade, até porque a UAE teve ontem um dia de comando do pelotão que talvez não estivesse à espera, e ainda viu George Bennett passar um difícil momento no início da etapa, tendo estado durante muito tempo atrasado em relação ao pelotão. Por isso vermos uma fuga com nomes mais atrasados na geral e fortes na montanha é uma possibilidade, e aí podemos pensar nos habituais clientes destas etapas como Pierre Rolland, Giullio Ciccone, Thibaut Pinot ou Michael Storer, todos com etapas de grandes voltas no palmarés conquistadas através de fuga.
Entre os favoritos o camisola amarela é sem dúvida o maior dos favoritos, e apontar alguém para bater Pogacar num mano a mano é um desporto arriscado. Normalmente a subida de La Planche des Belles Filles costuma ser feita por eliminação e os candidatos à etapa apenas se movem nos quilómetros finais, e com a configuração deste ano, com um sector curto de sterrato à entrada do último quilómetro, promove ainda mais a espera pelos metros finais.

No dia de ontem foi possível ver a UAE-Emirates em excelente nível a preparar o caminho para o seu líder com Majka e Mcnulty, e podem repetir a dose hoje. Já a Jumbo-Visma teria tradicionalmente Primoz Roglic como um ciclista ideal para este final, mas já foi possível ver que o esloveno está sem aquela de velocidade que lhe é caraterística e a aposta deve ser em Jonas Vingegaard. Alexandr Vlasov que trinfou no sterrato na Volta à Comunidade Valenciana e costuma dar-se bem nestes “despiques” dos últimos quilómetros ou Daniel Martines também podem ser candidatos a vencer entre grupo de favoritos e por último David Gaudu, que ontem ficou no pódio final da etapa e que vimos no Dauphiné valer-se do seu sprint para bater Wout Van Aert.
Favoritos nas Casas de Apostas:
*** Tadej Pogacar
** Jonas Vingegaard, Thibaut Pinot, Michael Woods
* Alexandr Vlasov, Bon O’Connor, Ruben Guerreiro