Mais uma batalha de Ganna vs. Van Aert?

QUERES FICAR A PAR DE TUDO SOBRE O TOUR DE FRANCE? SUBSCREVE A NOSSA NEWSLETTER DIÁRIA
Já há algum tempo que não víamos um contrarrelógio a dar o tiro de partida para o Tour de France, a última ocasião foi no Tour de 2017 quando a Grand Départ se deu em Dusseldorf, na Alemanha, naquele dia com a vitória de Geraint Thomas.
Desde esse dia na Alemanha os protagonistas nesta disciplina mudaram completamente e agora Wout Van Aert e Filippo Ganna têm sido os grandes animadores quando a luta se faz contra o cronómetro, e que discutiram entre si os dois últimos campeonatos do mundo, com a balança sempre a pender para o italiano. De facto Ganna só por uma vez perdeu contra Van Aert, no Tirreno-Adriatico de 2021, mas com uma nuance: essa etapa em San Benedetto del Tronto, de apenas 11 km, é a mais parecida com este CR inicial do Tour. Ganna acaba sempre por bater Van Aert nos esforços mais longos, mas perde nos mais curtos.
Mas olhando para os restantes nomes da startlist há outros para manter debaixo de olho. Para começar Mathieu Van der Poel, que depois de um grande Giro vem com ganas de repetir a dose no Tour e traz, para além das pernas que já lhe conhecemos, uma inovação tecnológica de peso, um fato aerodinâmico de mais 2500€ feito à medida para que o neerlandês possa lutar pela primeira amarela do Tour. Entre os que se costumam dar particularmente bem em cronos curtos há Stefan Bisseger, que bateu Ganna na Volta aos Emirados Árabes Unidos e também Stefan Kung, campeão europeu em título, um dos que está sempre na discussão, mas parece ter sempre alguém para lhe roubar a vitória no final.
Ainda há uma palavra para os homens da casa, numa fase em que o ciclismo dinamarquês atravessa uma ótima fase. Mads Pedersen fez questão de marcar a sua posição e assumir-se na luta pela amarela, mas Kasper Asgreen, Jonas Vingegaard e Mikkel Bjerg também vão querer certamente estar entre os primeiros no final do dia.
Convém olhar também para os homens da geral, especialmente Primoz Roglic e Tadej Pogacar que vão ter já o primeiro embate pela geral, numa luta que traz alguma incerteza, uma vez que os corredores já não se enfrentam nesta disciplina desde o Tour do ano passado, e na altura o homem da Jumbo-Visma estava debilitado por uma queda poucos dias antes. O já referido Jonas Vingegaard e também Geraint Thomas são dos que, em teoria, saem beneficiados neste tipo de etapas.
Favoritos nas Casas de Apostas:
*** Wout Van Aert, Fillipo Ganna
** Stefan Kung, Stefan Bisseger
* Mathieu van der Poel, Primoz Roglic, Mads Pedersen


