Segue o nosso podcast diário de acompanhamento do Tour de France
A principal prova de ciclismo nunca correu em latitudes tão elevadas como nesta primeira etapa. A Dinamarca é o décimo país diferente a receber a grande partida do Tour, com um contra-relógio e duas etapas em linha.
O país está intimamente ligado ao ciclismo, não só ao nível profissional, com nomes como Jonas Vingegaard ou o controverso vencedor Bjarne Riis, mas principalmente no quotidiano. A cultura do “andar de bicicleta” está tão enraizada, que grande parte das deslocações diárias são feitas a pedalar e através dos milhares de quilómetros de ciclovias por todo o país.
Na capital Copenhaga, palco de estreia do Tour de 2022, são feitos quase um milhão e meio de quilómetros todos os dias da semana, o equivalente a aproximadamente 400 edições da prova. A cidade recebeu, em anos mais recentes, os Campeonatos de Mundo de Estrada em 2011. O ciclista britânico Mark Cavendish levantou os braços após 266km, batendo nomes como André Greipel e Matthew Goss. A italiana Giorgia Bronzini venceu nas senhoras, depois de 140km decididos ao sprint. Mas desengane-se quem pensa que a história fica por aqui.
A cidade portuária e os Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Estrada possuem uma ligação íntima. Copenhaga é a cidade que mais vezes recebeu esta prova, com seis edições. Como se já não bastasse , esta relação, quase tão forte como a de Magnus Cort Nielsen e do seu bigode, já vem de há mais de 100 anos.
A cidade dinamarquesa deu a estrada à primeira edição desta competição, em 1921, apenas disputada por amadores . A União Ciclista Internacional (UCI) reuniu em Paris um ano antes e aprovou a ideia da Itália para a criação destes campeonatos. O evento ocorreu a 4 de agosto e foi ganho pelo sueco Gunnar Sköld.
Nos primeiros quilómetros do Tour os ciclistas passam por locais emblemáticos, como a Ponte Rainha Louise, local aclamado pelo convívio em cima do selim, ou por Kastellet, uma fortaleza em forma de pentágono com cinco bastiões nas pontas e rodeada por água, bem no coração da cidade. Vão ser 13 km do melhor ciclismo, na melhor cidade para desfrutar das vantagens da bicicleta.
No Comment