Riscos associados ao uso excessivo de levotiroxina
Teoricamente, o uso da levotiroxina pode de facto aumentar a performance desportiva, como acabámos de ver. No entanto, há sempre o reverso da medalha e o uso excessivo deste fármaco em indivíduos saudáveis pode acarretar riscos graves para a saúde.
Um deles é a ocorrência de problemas cardiovasculares sérios. Como vimos anteriormente, as hormonas da tiróide promovem o aumento do ritmo cardíaco e o volume de sangue bombeado, por outras palavras, o coração bate mais rápido e mais forte, o que pode levar ao desenvolvimento de certas patologias, desde arritmias até falha cardíaca.
Também a nível ósseo se podem observar problemas relacionados com o uso excessivo de levotiroxina, dado que as hormonas tiroideias influenciam o crescimento ósseo. Altos níveis destas moléculas desencadeiam a degradação de osso, que ultrapassa a velocidade com que novo osso é formado, levando ao surgimento de problemas de densidade óssea e osteoporose.
Até à data, a Agência Mundial Antidopagem (WADA) ainda não considerou levotiroxina uma substância proibida, com a justificação de que a evidência deste fármaco na melhoria do desempenho desportivo não é evidente. No entanto, podemos concluir que o seu uso no pelotão internacional parece indicar um potencial benefício a nível de desempenho, como relatam os testemunhos de alguns atletas.
No Comment