Estrada

Documentário “Ride For Your L1fe” estreia em Portugal

Documentário “Ride For Your L1fe” estreia em Portugal

Ride For Your L1fe conta a história de superação de 18 ciclistas profissionais que vivem com Diabetes. O documentário tem como objetivo sensibilizar para a doença e dá a conhecer os desafios diários dos elementos que integram a Team Novo Nordisk, a primeira equipa de ciclistas profissionais do mundo onde todos os atletas vivem com Diabetes tipo 1.

A estreia de “Ride For Your L1fe” em Portugal será feita em Lisboa e no Porto, em simultâneo

No dia 3 de Junho, Dia Mundial da Bicicleta, será exibido em Lisboa e no Porto, o documentário Ride For Your L1fe”, uma história inspiradora e de superação que acompanha o dia-a-dia da Team Novo Nordisk. A exibição do documentário decorre nos cinemas NOS do Centro Colombo, em Lisboa, e do NorteShopping, no Porto, às 11h00, e será seguido de um debate onde atletas da equipa se juntam a convidados especiais para abordar a importância do exercício físico, enquanto parte essencial de um estilo de vida saudável, e inspirar todas as pessoas que vivem com diabetes a perseguir, sem limites, as suas aspirações. A exibição do documentário tem entrada livre apenas sujeita a registo no link: https://rideforyourlife.pt/

A Portuguese Cycling Magazine estará presente na sessão do Porto, e, contamos com a presença dos nossos leitores/seguidores neste que será um evento recheado de temáticas interessantes para quem, como nós, ama este desporto!

O que é a Team Novo Nordisk?

Criada em 2012, a Team Novo Nordisk é composta por 18 ciclistas, de 14 nacionalidades, que pedalam unidos numa missão única: educar, capacitar e inspirar todas as pessoas que vivem com diabetes a perseguirem os seus sonhos.

Em 2021, a equipa de ciclistas, os seus médicos, nutricionistas, mecânicos e pilotos de apoio, passaram o ano com o cineasta dinamarquês Peter Alsted, que acompanhou todos os momentos de preparação e de realização de provas que dão vida ao documentário agora lançado em Portugal. Cada pedalada, cada respiração, os momentos altos e os momentos baixos, a resiliência e a superação, fazem do “Ride For Your L1fe” uma história de vida em que os seus protagonistas lutam, todos os dias, não só para terminar uma corrida de bicicleta e saírem vencedores, mas para sobreviver aos desafios da doença.

O plantel da Team Novo Nordisk. em 2023.
Foto: Arquivo da equipa

A equipa conta, ainda, com uma equipa de desenvolvimento que é composta por 12 ciclistas, de 7 nacionalidades. O ciclista português David Varela chegou a integrar essa mesma equipa de desenvolvimento no ano de 2015. Podem conhecer melhor o David na página 14 do Jornal Ciclismo Português.

Recorde-se, também, que a Portuguese Cycling Magazine já entrevistou outro dos antigos integrantes desta equipa de desenvolvimento da Team Novo Nordisk: Brais Dacal. Podem ver a entrevista escrita através do link anterior ou em formato de vídeo aqui:

David Lozano e Logan Phippen estarão presentes nas sessões de exibição. Quem são eles?

David Lozano e o Logan Phippen são dois dos elementos da Team Novo Nordisk que protagonizam o documentário e que vão estar nas sessões de exibição, em Lisboa e no Porto, respetivamente, para partilhar o seu testemunho.

O ciclista espanhol David Lozano, de 34 anos de idade, soube que tinha Diabetes tipo 1 aos 18 anos de idade quando começou a perder a visão do olho direito. Nessa altura, tinha acabado de se tornar profissional na equipa espanhola MSC Bikes, tendo sido considerado o melhor ciclista de montanha em Espanha. No entanto, o seu gosto pelas bicicletas começou logo muito cedo. Aos 8 anos já competia em provas de BTT e passou a dominar o circuito espanhol durante toda a sua adolescência. Foi 11 vezes campeão nacional espanhol de BTT e Ciclocrosse e da sua carreira fazem parte vários títulos relevantes, entre os quais, o sexto lugar na Etapa 3 da Volta à Coreia (2015), o oitavo na Etapa 2 da Volta à Estónia (2018) e o oitavo na Etapa 2 da Volta ao Ruanda (2018). Em 2012, ingressou na Team Novo Nordisk e tornou-se um membro muito valioso para a equipa, na qual já participou em várias provas por todo o mundo. Através da sua presença na e do seu contributo para o ciclismo, David Lozano quer contribuir para que haja uma maior consciencialização sobre a doença, inspirando outras pessoas com Diabetes a seguirem os seus sonhos.

David Lozano
Foto: Camilla Hylleberg Photography

Logan Phippen nasceu em 10 de maio de 1992, nos Estados Unidos da América, e foi-lhe diagnosticado Diabetes tipo 1 no início da sua vida adulta, aos 24 anos. O diagnóstico da doença motivou-o a seguir em frente com o seu sonho de infância e tornar-se um ciclista profissional, pois sabia que era uma doença que poderia controlar. Com a ajuda médica, uma semana após o diagnóstico da doença, Logan Phippen voltou aos seus treinos. Em 2016, entrou em contato com Team Novo Nordisk para fazer parte da equipa de BTT, e foi nessa altura que a equipa o convidou a integrar a equipa profissional de ciclismo, acabando por aceitar o desafio. Logan Phippen viveu uma temporada única, em 2018, ficando 14 vezes no top-10. O seu resultado mais marcante aconteceu na Roménia, durante o UCI Europe Tour de Bihor, onde terminou em 11º lugar no contrarrelógio individual.

Logan Phippen
Foto: Camilla Hylleberg Photography

As declarações de Phil Southerland e Paula Barriga a propósito do documentário

Somos uma equipa única e temos uma mensagem única para transmitir, o trabalho que cada membro desta equipa faz é o que nos sustenta, e este filme também é para eles. Um testemunho duradouro da importância do que fazemos e uma pequena visão do nosso trabalho para que todos possam ver o seu significado. Existem mais de 500 milhões de pessoas, em todo o mundo, que vivem com Diabetes e esse número está a aumentar. Nós somos 18 pessoas que fazem parte desse universo de 500 milhões e que competem ao mais alto nível do ciclismo profissional, semana após semana, mês após mês e ano após ano.”

Phil Southerland, CEO e cofundador da Team Novo Nordisk

“Todos temos um papel importante na comunicação responsável sobre temas que constituem verdadeiros desafios de saúde pública, como é o caso da Diabetes. O ‘Ride For Your L1fe’ é um documentário inspirador que nos desafia a todos e que nos mostra que a Diabetes, quando devidamente controlada, não impede a concretização de um sonho como aquele que é aqui contado e onde a superação e o foco dos seus protagonistas servem de exemplo a quem lida diariamente com a doença”

Paula Barriga, Diretora-Geral da Novo Nordisk Portugal

Sobre a Diabetes

A Diabetes é uma doença crónica complexa, caracterizada por uma disfuncionalidade nos mecanismos de produção de insulina, uma hormona – produzida pelo pâncreas – que controla a quantidade de açúcar no sangue (glicemia). Dependo da natureza e dos fatores que levam a esta disfuncionalidade, pode ser classificada de diferentes formas, das quais se destacam a Diabetes tipo 1, a Diabetes tipo 2 (a mais prevalente) e a Diabetes gestacional. É uma doença com potencial de impacto sistémico no organismo humano, dado que compromete o funcionamento da cadeia de transporte de recursos energéticos para os tecidos e células, o que resulta em complicações particularmente graves ao nível de um conjunto específico de órgãos como os rins, os olhos, o sistema nervoso periférico e o sistema vascular em geral.

Trailer do documentário

Informação: Press Release Novo Nordisk Portugal / Lift, complementado com conteúdo da Portuguese Cycling Magazine.

Written by - - 349 Views

No Comment

Please Post Your Comments & Reviews

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *