Categories Estrada Nacional

Antevisão dos Campeonatos Nacionais 2023

Fundo Sub-23 e Elites Femininas

O dia de sábado começa logo com todos os escalões femininos a saírem para a estrada às 09h30. O percurso terá um circuito de 22,6 quilómetros em redor de Mogadouro, que será percorrido 4 vezes, perfazendo um total de 89 quilómetros que será o que as ciclistas Sub-23 e Elites irão ter no menu do dia. As cadetes e Masters 50 efetuarão só 2 voltas ao percurso, ao passo que as juniores, Masters 30 e 40 darão 3 voltas ao percurso. A prova não irá ser totalmente plana, sendo que terá uma subida sensivelmente a meio do percurso e um final em subida que contará com empedrado no último quilómetro, e onde se podem esperar algumas movimentações.

Perfil da prova de fundo de todas os escalões das atletas Femininas.
Fonte: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

Fundo Sub-23 Femininas

No escalão de sub-23 estão pré-inscritas 15 ciclistas, sendo que as favoritas a levarem de vencida o contrarrelógio também serão as favoritas para a prova de fundo, assim sendo parte como principais candidatas as seguintes ciclistas: Daniela Campos e Beatriz Pereira (Bizkaia – Durango); Mariana Líbano (Soltec Team) e Beatriz Roxo (Cantabria Deporte – Río Miera Women’s Cycling Team). Outros nomes para seguir com atenção, e que poderão ter uma palavra a dizer serão os de: Laura Simão (5Quinas / Município de Albufeira / CDASJ) e Nádia Henriques (Glassdrive / Chanceplus / Allegro).

Fundo Elites Femininas

Já no escalão de Elites estão pré-inscritas 26 ciclistas, com Maria Martins (Fenix – Deceuninck) a ser a maior figura de cartaz da prova, e uma das maiores candidatas a erguerem os braços ao fim dos 89 quilómetros. Porém, terá a concorrência feroz de alguns nomes que também estão a efetuar uma boa temporada, sendo que as maiores rivais pelo título nacional poderão ser: Ilda Pereira (Academia Efapel de Ciclismo); Liliana Jesus (Extremosul / Hotel Alisios / CA Terras do Arade); Cristiana Valente (Glassdrive / Chanceplus / Allegro); Ana Caramelo (Maiatos) e Vera Vilaça (Massi Tactic Women’s Team).

Daniela Campos, além de ser a vigente campeã nacional de contrarrelógio, também é a atual detentora do título de fundo.
Foto: João Fonseca Photographer / UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

Página seguinte: Fundo Sub-23 e Elites Masculinos