2014: O triunfo do campeão do mundo
Em 2014, envergando a camisola de campeão do mundo, Rui Costa voltou à corrida onde sempre foi feliz e conseguiu colocar o seu nome como um dos maiores de sempre na corrida e concluir o feito notável e raro de vencer uma prova World Tour por três vezes consecutivas. Rui Costa não se destacou nos primeiros 6 dias de prova. Após perder algum tempo no contrarrelógio inicial não encontrou um percurso propício a fazer diferenças e manteve-se fora do Top-10 até ao contrarrelógio da 7ª etapa. Aí, Rui Costa voltou a sentir-se como um peixe na água, quase como se houvesse uma especialidade em contrarrelógios na Suíça, terminando a etapa em 3º perdendo apenas tempo para Dumoulin e o líder Tony Martin, inclusivamente superando Cancellara em casa e na sua especialidade. No dia seguinte, no Verbier, Rui Costa não fez qualquer diferença para Dumoulin e Martin, apesar de contrarrelogistas pesados, fizeram uma grande subida.. Contudo, no último dia, após uma etapa mais dura em Saas-Fee, os “pesos pesados” do contrarrelógio não aguentaram e terminaram fora do pódio final. Mas quem também não aguentou com Rui Costa foram os restantes adversários como Mollema, Frank ou Kreuziger que não tiveram pernas para seguir o ataque do campeão mundial. Rui Costa atacou sem hipóteses para a concorrência e ainda hoje é memorável ver imagens dessa vitória, a única envergando a camisola do arco-íris.
Depois desta relativamente extensa viagem ao passado, esperemos que tenhamos conseguido reproduzir ao máximo as sensações que se viveram naqueles anos de ouro de Rui Costa, um ciclista que parece ter uma apetência especial para correr na terra que é dos chocolates, dos relógios e das montanhas alpinas, mas que é também a segunda casa de muitos portugueses que por lá procuraram melhores destinos e que durante vários anos tiveram a honra de apoiar de perto Rui Costa no seu tricampeonato da Volta à Suiça.
A Volta à Suíça está de volta à estrada já amanhã. Aposta no Zweeler com a PCM e habilita-te a ganhar 2.500€ em prémios! Regista-te aqui: .


