O que são 10 anos na linha do tempo? Olhando para o panorama geral não parece ser muito tempo, mas no ciclismo (e no desporto em geral) é um enorme oceano, pode ser a diferença entre ser uma jovem promessa e um veterano.
Há 10 anos, seja qual for a leitura atual, Rui Costa revolucionou o ciclismo (e o desporto nacional) ao tornar novamente o nosso desporto um fenómeno de popularidade. Em junho de 2012, o ciclismo regressou às capas de jornais e a abrir telejornais com um novo herói que surpreendeu alguns dos melhores ciclistas da altura, ao vencer a Volta à Suiça 2012!
Mas Rui Costa, antes de saltar de vez para as luzes da ribalta, já era um grande ciclista. A sua ligação com a Suíça não começou em 2012 mas sim em 2010, quando venceu a sua primeira etapa no Pro Tour (atual World Tour) precisamente na Volta à Suíça. Posteriormente, quando iniciou a Volta à Suiça 2012, já havia vencido uma etapa na Volta à França e o GP Montreal, ou seja, no seio do ciclismo já não era um desconhecido mas faltava “O momento” que chegou a 10 de junho de 2012.
No Comment