Decorreu hoje a primeira etapa da 51.ª edição da Volta ao Algarve, que ligou Portimão a Lagos, numa extensão de 192,2 quilómetros. A etapa ficou marcada pelo engano por parte de larga maioria do pelotão, já que na última rotunda a maioria do pelotão seguiu pelo lado errado devido à falta de sinalética e sprintaram pelo outro lado da meta. Filippo Ganna (INEOS Grenadiers) cruzou a meta em primeiro lugar, no entanto a organização da prova já adiantou que a etapa foi anulada após o sucedido.
A supremacia nacional na fuga
A primeira fuga da ‘Algarvia’ deu-se logo nos primeiros quilómetros da jornada, com a presença de 8 ciclistas na dianteira e todos de estruturas nacionais. Os 8 atletas que abrilhantaram o dia foram: Gonçalo Oliveira (Anicolor / Tien21), Francisco Morais (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), Victor de Paula (Feirense – Beeceler), Miguel Salgueiro e Francisco Campos (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense), Noah Campos (Gi Group Holding – Simoldes – UDO), Diogo Narciso (Credibom / L.A. Alumínios / Marcos Car) e Nicolás Tivani (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho). A vantagem máxima da fuga nunca foi muito superior a 3 minutos e meio e deste grupo saiu o primeiro camisola da montanha da prova, o argentino Nicolás Tivani, que foi o mais forte na única contagem de montanha do dia, em Nave.

Foto: Volta ao Algarve
A 47 quilómetros do final foi Miguel Salgueiro a tentar a sua sorte a solo, na fuga, sendo que inicialmente teve a companhia de Francisco Morais no seu intento de escapada. Esse ataque levou Salgueiro a vencer na Meta Volante de Vila do Bispo, sendo que todos os fugitivos acabariam por ser alcançados à entrada dos 20 quilómetros finais.
A preparação do sprint
O sprint começou a ser preparado após o término da fuga do dia, com todas as equipas a apresentarem-se cautelosas nesta preparação, apresentando um ritmo moderado. O pelotão voltou a ganhar vida nos últimos 5 quilómetros, no entanto a etapa acabaria por ficar marcada pelo erro na última rotunda, que levou a que uma larga parte do pelotão se tenha equivocado no lado da chegada.
O que vale é que o público se comportou irrepreensivelmente. Podia ter acontecido uma tragédia 😬 https://t.co/QpZFZvI03j
— Portuguese Cycling Magazine (@PCMPTMag) February 19, 2025
As classificações
A etapa foi anulada, por parte da organização e, por conseguinte, ainda não existem classificações.
⚠️ A primeira etapa da 51.ª Volta ao Algarve foi anulada.
— Volta ao Algarve (@VoltAlgarve) February 19, 2025
Mais informações em breve.
Foto de Capa: Getty Images