Na etapa-rainha da 51ª Volta ao Algarve, com subida ao Alto da Fóia, Jan Christen acendeu o rastilho e João Almeida botou o lume para chegarem juntos à meta e assim, consagrar uma vitória de toda a UAE Team Emirates-XRG.
Fuga para a primeira camisola
No segunda etapa, mas primeira a contar, desta Volta ao Algarve, a luta pela fuga ficou definida desde cedo. Destacou-se o português de Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA), sendo acompanhado por Brent van Moer (Lotto), Tobias Bayer (Alpecin – Deceuninck), André Carvalho (Efapel Cycling), German Tivani (Aviludo – Louletano – Loulé), Hugo Nunes (Credibom / LA Alumínios / Marcos Car), Fábio Costa (Anicolor / Tien 21), Guilherme Lino e Leangel Linarez (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua).
O primeiro a ceder na fuga foi Iúri Leitão, ainda antes da primeira subida categorizada do dia, a Picota, de terceira categoria. Aqui, Tivani continuou a conquista da camisola de melhor trepador começada ontem, impondo-se a Van Moer e Bayer, 2º e 3º lugares. Este resultado repetiu-se na seguinte subida categorizada, a Alferece, mas com um grupo de fugitivos reduzido a 5 atletas, depois de Lino, Linarez e Costa não conseguirem seguir ao ritmo dos restantes.
O rastilho do lume
Após um dia de muito trabalho, especialmente das equipas de Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) e Primoz Roglic (Red Bull – BORA – hansgrohe), a subida para a Marmelete causou a primeira grande mostra de capacidade e força no pelotão, com muitos atletas a ficarem para trás. Enquanto isso, na frente, os lugares no prémio da montanha foram copiados das primeiras duas. Com a distância para a meta a reduzir, foi já depois do sprint intermédio em Monchique, a cerca de 20 kms da meta, que os elementos originais da fuga foram apanhados. A partir daqui, o grupo dos favoritos ficou com muito poucos elementos.
Já no Alto da Fóia, geraram-se muitos ataques e contra-ataques. Um grupo composto por Laurens de Plus (INEOS Grenadiers), Jan Christen (UAE Team Emirates – XRG), Neilson Powless (EF Education – EasyPost) e Luca Vergallito (Alpecin – Deceuninck) isolou-se na frente e por lá se manteve na parte mais dura da subida, chegando a ter mais de 30 segundos de avanço sobre o grupo de favoritos.
À passagem dos 2 quilómetros para o fim, Vingegaard atacou e foi seguido pelos favoritos Roglic, João Almeida (UAE Team Emirates – XRG), Tao Geoghegan Hart (Lidl-Trek) e Romain Bardet (Team Picnic PostNL).
Já no último quilómetro, Jan Christen isolou-se para a vitória, com João Almeida a sair do grupo dos favoritos e chegar ao mesmo tempo de seu colega de equipa. Laurens de Plus foi 3º lugar, chegando a 7 segundos do duo da UAE. E como não há dois sem três, António Morgado ainda fez 5º!
🚴♀Volta ao Algarve🇵🇹
— Eurosport Portugal (@EurosportTV_Por) February 20, 2025
Grande espetáculo no Alto da Fóia 🤩
🚴♂️Vitória de Jan Christen🇨🇭 e uma fabulosa etapa de João Almeida 🔥
🇵🇹 O "bota lume" chegou em 2º lugar, ganhando tempo importante a toda a concorrência 💪🥈 pic.twitter.com/koAKgQZLgj
Com os resultados desta etapa, Jan Christen é o primeiro líder da Volta ao Algarve, com 4 segundos de vantagem sobre o companheiro João Almeida. Vingegaard está a 20 segundos, tal como Morgado, e Roglic está a 23 segundos. Segue-se uma etapa para sprinters.
Foto de capa: PhotoNews