Estrada, Internacional

Tour de France 2021: Pogacar volta a vencer

Na penúltima etapa de montanha desta edição do Tour, foi um grupo de ciclistas com menos créditos a tomar a cabeça da corrida. Após algumas tentativas de fuga neutralizadas, os escapadas do dia acabaram por ser ciclistas cujas probabilidades de se aguentarem perante circuito tão montanhoso eram escassas.

Enquanto o grupo da frente seguiu unido, Matthews ganhou um ponto a Cavendish no sprint intermédio, mantendo a verde em situação igual e Quintana, com resposta de Poels e Latour, tentou fazer a ponte, mas foi rapidamente anulado por uma equipa da Emirates que impôs um ritmo forte nas subidas. Na penúltima subida, após já alguns dos escapados terem sido alcançados, Poels e Quintana aproveitaram ainda para somar um par de pontos na luta pela camisola das bolinhas.

Enquanto isso, Anthony Perez foi tranquilamente despachando os colegas de fuga e enfrentou a subida final a solo na frente, mas com uma curta vantagem para um pelotão que rapidamente se ia aproximando e no qual Enric Mas era o primeiro dos favoritos a ceder terreno. Perez seria finalmente alcançado quando, após finalizar o trabalho de Majka, foi o camisola amarela a atacar, com resposta dos três sujeitos do costume, Uran, Carapaz e Vingegaard.

Uran seria o seguinte a ceder e, a partir daí, Pogacar e Vingegaard foram colaborando para estabelecer vantagem, enquanto Carapaz seguia na roda. Na parte final, o esloveno foi acelerando várias vezes, mas o dua opositor ia agarrando a sua roda. Finalmente, seria a mexida de Carapaz a forçar as dificuldades no homem da Jumbo-Visma, mas o dinamarquês encostaria 250 metros da linha, bem a tempo de ver Pogacar atacar uma última vez para conquistar a sua segunda etapa nesta edição do Tour. O primeiro dos outros seria David Gaudu, que continua a sua recuperação na Geral nesta terceira semana.

Na Geral, Pogacar está cada vez mais confortável, com Vingegaard a ser agora segundo (+5:39) e Carapaz terceiro (+5:43) e o esloveno aproxima-se também da liderança de Wout Poels, estando agora a apenas 11 pontos do homem da Bahrain.

Written by - - 206 Views