Ao 18º dia de Tour tivemos a terceira vitória de Tadej Pogačar na 108ª edição da ‘Grande Boucle‘. Foi secundado no pódio por Jonas Vingegaard, em segundo lugar, e por Richard Carapaz, em terceiro lugar. Com esta vitória na etapa Pogačar passou também para a liderança na classificação da montanha.
A ligação do dia foi relativamente curta, tendo somente 129,7 quilómetros de extensão ligando Pau a Luz Ardiden. O aperitivo principal do dia estava reservado para a passagem do Col du Tourmalet e o final em alto em Luz Ardiden. Relativamente à fuga do dia os dois grandes animadores na primeira parte mais plana da etapa foram Matej Mohorič (Bahrain – Victorious) e Julian Alaphilippe (Deceuninck – Quick Step). Já na ascensão ao Tourmalet tivemos ataques de David Gaudu, Pierre Latour, Ruben Guerreiro, Nairo Quintana e Miguel Ángel López, sendo que estes dois últimos foram prontamente alcançados por um pelotão comandado pela INEOS. Ainda na subida ao Tourmalet, Rigoberto Urán cedeu e nunca mais conseguiu chegar ao grupo dos favoritos. Gaudu foi quem mais resistiu deste grupo de atacantes e que acabou só alcançado no início da subida a Luz Ardiden.
Após uma subida feita a ritmo pela INEOS e posteriormente por Rafał Majka, foi a 3 quilómetros do fim que a etapa se começou a decidir e aí Tadej Pogačar abriu as hostilidades no grupo dos favoritos deixando a decisão da etapa, nesse momento, restringida a 5 ciclistas: ele próprio, Sepp Kuss, Jonas Vingegaard, Richard Carapaz e Enric Mas. Kuss, depois de estar ao trabalho de Vingegaard abriu a 1 quilómetro para o fim. Mas foi o primeiro a atacar no quilómetro final mas foi prontamente alcançado pelo vencedor Pogačar.