Estrada, Internacional

Tirreno-Adriatico 2022: Pogačar voa na casa de Pantani!

Tirreno-Adriatico 2022: Pogačar voa na casa de Pantani!

Na “etapa-rainha” desta edição do Tirreno-Adriatico, marcada pela homenagem a Marco Pantani ao longo de duas passagens pelo Monte Carpegna, foi Tadej Pogačar (UAE Team Emirates) que teve uma exibição monumental a subir, semelhante a tantas outras com as quais já habitou os fãs de ciclismo.

À semelhança de Pantani, o ciclista esloveno corre ao ataque e foi a própria UAE Team Emirates que tratou de impor um elevado ritmo na primeira passagem pela montanha, que desde logo eliminou Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl) da luta pela classificação geral. O ciclista belga perderia 4 minutos para o vencedor.

Na traiçoeira descida, humidificada pela neve, a Bahrain-Victorious jogou as suas cartas e reduziu ainda mais o grupo dos favoritos, mas Pogačar não se deixou surpreender. Na última passagem pela subida, a 16 quilómetros do final, o esloveno desferiu um ataque sem resposta, que lhe daria a vitória.

A pouco mais de 1 minuto de Pogačar, Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) e Mikel Landa (Bahrain-Victorious) alcançaram a 2ª e 3ª posições respetivamente, tendo Richie Porte (Ineos-Grenadiers), por saída de estrada, e Enric Mas (Movistar Team), por queda, sido distanciados na descida.

Com a vitória na etapa, Pogačar selou definitivamente a classificação geral deste Tirreno-Adriatico, partindo para o último dia, uma jornada plana que se adivinha de consagração, com 1:52 minutos de vantagem para Vingegaard, 2º e 2:33 para Landa, 3º.

Written by - - 8 Views