As Minas da Recheira: onde o minério encontra o turismo
Localizado no concelho da Covilhã e classificado como Geossítio pela UNESCO, o complexo das Minas da Recheira compreende 5 galerias, das quais 3 estão ligadas entre si, e algumas à superfície, por travessas e chaminés verticais. O jazigo é constituído por numerosos filões de quartzo, maioritariamente verticais mas também com inclinações até 60º. Estes apresentam possanças que variam entre 2 a 20 centímetros (figura 6) e encontram-se mineralizados com cassiterite e volframite.

Após a intensa atividade mineira nos anos 60 e o encerramento nos anos 90, as galerias foram recuperadas para quem as quiser visitar e, assim, ficar a conhecer as entranhas da majestosa Serra da Estrela! E porque não ficar a conhecê-la em cima de uma bicicleta?
Quando pensamos em minas, pensamos nos minérios, nas galerias, nos túneis em primeiro lugar. Neste sentido, a Quinta das Minas da Recheira organizam visitas guiadas às galerias mineiras, que ao retratarem fielmente a dura rotina dos mineiros, são autênticas viagens no tempo! Além das galerias, é também possível conhecer o centro de interpretação mineira, a “arte fotográfica” que conta a história da mina, o salão de eventos e ainda a suite mineira “alugada” por um ator de Hollywood. Todos estes espaços encontram-se num estado de conservação notável, tal como o veterano e mais recente vencedor da Torre.
As Minas oferecem ainda paisagens deslumbrantes da Serra e também do Zêzere, para aqueles que queiram ficar de queixo-caído, como os fãs perante as reviravoltas das duas etapas montanhosas da Volta a Portugal. Importa também não esquecer a riqueza da geodiversidade e biodiversidade da região, incluindo espécies raras como o lince ibérico (qualquer relação com Luís Ángel Maté, o vencedor da 6ª etapa da Volta, é pura coincidência). Para o contacto com a Natureza, nada melhor que os passeios a cavalo organizados pela Quinta.
Por último mas não menos importante, a oportunidade de degustar os melhores produtos regionais, como o queijo, o vinho e os licores, merece ser agarrada, tão firmemente como a equipa Glassdrive/Q8/Anicolor quererá agarrar a camisola amarela. As galerias mineiras apresentam condições propícias à maturação de bebidas alcoólicas, pelo que as provas de vinhos – numa parceria com a adega Almeida Garrett, fundada pelo próprio – são imperdíveis.
Todas estas possibilidades conjugam-se para formar uma experiência Mineira, Ambiental e Rural! Por essa razão, as Minas da Recheira somam presenças em guias turísticos, nacionais e internacionais. A 25 de fevereiro, o complexo acolheu o “GEOTOUR ROTAS MÍTICAS – 2023 – BTT GARDUNHA”, que contou com a presença de 400 ciclistas.
Para aqueles que procuram tranquilidade, surpresa e deslumbramento, a Quinta das Minas da Recheira apresenta vários pacotes, com propostas que variam de acordo com as galerias visitadas, as atividades promovidas e o tempo disponível. Descobre mais aqui: https://minasdarecheira.pt/precario-horarios/

Fiquem atentos à Portuguese Cycling Magazine, durante a Volta a Portugal e mais além, pois temos uma surpresa preparada em parceria com a Quinta das Minas da Recheira!
Este artigo é patrocinado pelo empreendimento turístico das Minas da Recheira.
Foto de capa: OneWayTicket