Após o dia de descanso da Volta a Portugal, o pelotão percorreu hoje 162,6 quilómetros que ligaram a Torre de Moncorvo à Serra do Larouco, em Montalegre, onde a meta coincidiu com um Prémio de Montanha de primeira categoria.
Stüssi foi o ciclista mais forte do dia, impondo-se na linha de meta perante Luis Ángel Maté (Euskaltel / Euskadi) e António Carvalho (ABTF Betão / Feirense), que acabaram a etapa respetivamente na segunda e terceira posições. Com o mesmo tempo chegaram ainda Henrique Casimiro (Efapel), Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor) e Afonso Eulálio (ABTF Betão / Feirense). Depois de um ritmo forte imposto pela Glassdrive / Q8 / Anicolor (que entrou na subida a liderar) e a 3 quilómetros do fim, Artem Nych acaba por descolar.
Colin Stüssi (Team Voralberg) lidera agora a classificação geral, a 28 segundos do ciclista russo Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor) e a 34 de Luis Ángel Maté.
Quanto às restantes classificações permanece tudo igual, com César Fonte (Rádio Popular / Paredes / Boavista) líder da montanha, Daniel Babor (Caja Rural / Seguros RGA) a ser o mais forte nos pontos e Afonso Eulálio com a camisola da juventude.
Amanhã, a oitava etapa terá partida em Boticas e chegada em Fafe, com um percurso de 146,7 quilómetros.