Estrada, Internacional

Liège-Bastogne-Liège: Três Curiosidades

Está a chegar mais um Monumento do ciclismo! A Liège-Bastogne-Liège, também conhecida por “La Doyenne”, é a clássica mais antiga e das corridas mais disputadas anualmente. Como tal, há sempre muitas curiosidades que podemos encontrar e vamos apresentar-vos 3 delas.

Sabia que, na vertente masculina, a primeira edição ocorreu em 1892 e começou com ciclistas amadores? Dois anos depois, em 1894, houve finalmente a primeira edição para os profissionais quando Leon Houa (igualmente vencedor da primeira edição amadora em 1892) conquistou o primeiro lugar. Na vertente feminina, a primeira edição ocorreu em 2017 e foi a bem conhecida Anna van der Breggen a fazer história e a conquistar pela primeira vez nessa vertente este Monumento.

Já referimos anteriormente, mas sabia que poderemos vir a ter história a duplicar? O espanhol Alejandro Valverde poderá igualar o lendário Eddy Merckx como o maior vencedor em provas da “Semana das Ardenas” e também como o maior vencedor especificamente desta prova belga. O belga tem cinco títulos na corrida (conquistados entre 1969 e 1975), ao passo que Valverde tem quatro títulos (2006, 2008, 2015 e 2017). Em 2017, o ícone espanhol tornou-se no vencedor mais velho da prova, com 36 anos. Curiosamente, neste mesmo domingo, completa 41 anos e ainda em forma para poder fazer (mais) história!

Mas há uma terceira curiosidade que acreditamos que poderá interessar a todos os portugueses. Em tantos anos e tantas edições na vertente masculina, foi preciso chegar ao ano de 2016 para conseguirmos finalmente ter o primeiro ciclista português no pódio: Rui Costa! O ex-campeão do mundo terminou em 3.º numa prova conquistada ao sprint pelo holandês Wout Poels, ciclista da dominante Sky.

Em 2021, iremos ter dois portugueses em prova: o próprio Rui Costa e João Almeida. Será que iremos ter algum deles no pódio? Em relação a Valverde, será que haverá história escrita em tons espanhóis? Por fim, tal como na La Flèche Wallonne, poderemos vir a ter novamente as vitórias em simultâneo dos campeões do mundo Julian Alaphilippe e Anna Van der Breggen? Teremos todas as respostas finais – e mais algumas – já amanhã!

Foto de Capa: VeloNews

Written by - - 162 Views