A segunda etapa em linha da Volta a Portugal Continente teve uma extensão de 177,3 quilómetros e ligou Abrantes a Vila Franca de Xira e teve como vencedor o mesmo nome de ontem: Leangel Linarez (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua). O venezuelano bateu o espanhol Miguel Ángel Fernández (Burgos – BH) e Daniel Babor (Caja Rural – Seguros RGA). Linarez foi guiado, exemplarmente, pela equipa de Mortágua com especial foco de um grande lançamento por parte de João Matias!
Rápida formação da fuga do dia
A fuga do dia foi prontamente constituída logo ao quilómetro 2. Jonas Hjorth (Global 6 Cycling), Wesley Mol (BIKE AID), Jacob ‘Bart’ Buijk (Universe Cycling Team) e Diogo Narciso (Credibom / L.A. Alumínios / Marcos Car). Mol, Buijk e Narciso voltaram a repetir a fuga encetada no dia anterior, sendo que Wesley Mol foi o grande de 2 das Metas Volantes do dia, em Torres Novas e no Cartaxo. A fuga esteve sempre bastante controlada e nunca ultrapassou os 3 minutos de vantagem e foi alcançada a cerca de 70 quilómetros para o fim, numa altura em que a Team Vorarlberg imprimiu um forte ritmo na cabeceira do pelotão e acabaria por fracionar o pelotão em 2 grupos, no entanto este corte acabaria por ser anulado uns quilómetros mais à frente.
Muitas tentativas de fuga, no entanto sem sucesso
Pouco depois da junção dos grupos foi a vez de Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor) atacar e isolar-se na frente da corrida, no entanto acabaria por ser alcançado na ascensão ao Alto da Agruela (4.ª Categoria), muito devido ao ritmo da Euskaltel – Euskadi que pretendia levar Luís Ángel Maté a triunfar na contagem de montanha, algo que o espanhol acabaria por fazer, ao bater César Fonte e Hugo Nunes (Radio Popular – Paredes – Boavista).
Após a contagem de montanha formou-se na frente um grupo de 3 unidades: Sinuhé Fernández (Burgos – BH), Luís Ángel Maté (Euskaltel – Euskadi) e Lukas Meiler (Team Vorarlberg). Meiler triunfou na Meta Volante de Arruda dos Vinhos, sendo que Maté passou em primeiro lugar na contagem de montanha de Carvalha (3.ª Categoria) e com isso assumiu a liderança da montanha.
O grupo ganhou mais 2 integrantes com a chegada de Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor) e César Fonte, porém a vantagem nunca chegou, sequer, ao 1 minuto de diferença. Meiler foi o último a ser alcançado já na aproximação aos 10 quilómetros finais.
As classificações
Com a vitória na etapa, Linarez assumiu a liderança da prova e dilatou a sua vantagem na classificação por pontos. Luís Ángel Maté é o novo líder da montanha e Daniel Dias (Credibom / L.A. Alumínios / Marcos Car) mantém a sua liderança na juventude. A Glassdrive / Q8 / Anicolor lidera por equipas e Lukas Meiler a classificação do combinado.
Foto de Capa: Matias Novo / Podium Events