Categories Estrada Nacional

Leangel Linarez estreia-se a vencer na Volta a Portugal

A primeira etapa em linha da Volta apresentava-se para um previsível sprint. Partindo do Velódromo de Sangalhos, em Anadia, um dos centros nevrálgicos do ciclismo em Portugal, e em direção a Ourém, pela primeira vez na história da corrida, as previsões bateram certo e foi mesmo a alta velocidade que se disputou a etapa com um vencedor inédito: Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua).

Aventura a dois da Credibom/LA Alumínios/MarcosCar

Como de costume, a formação de Hernâni Broco foi protagonista nas fugas e logo com dois nomes: Diogo Narciso e João Macedo. Primeiro num quinteto com a companhia de Adrian Zuger (Bike Aid), Bart Buijk (Universe Cycling Team) e Rafael Lourenço (AP Hotels & Resorts/Tavira/SC Farense), posteriormente num trio com Wesley Mol, também da equipa Bike Aid, e grande parte da fase final a solo. 

Entre eles dividiram os pontos de destaque da etapa, tendo João Macedo vencido os sprints intermédios em Vila Nova de Poiares – onde o camisola amarela Rafael Reis bonificou 1 segundo – Ferreira do Zêzere e Tomar, e Diogo Narciso a conquistar a classificação da montanha. A iniciativa terminaria a vinte quilómetros do fim, sendo João Macedo o último resistente da fuga. 

César Fonte ainda tentou, mas não enganou

Na subida para Fátima o ritmo aumentou substancialmente, com a formação da Glassdrive/Q8/Anicolor a tomar conta do pelotão, mas com as equipas Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua e da Euskaltel-Euskadi também na frente do pelotão. O único que conseguiu desafiar o grande grupo foi César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista), mas foi apanhado a 5 quilómetros do fim.

Com uma aproximação ao final bem técnica, numa complicada descida, o pelotão entrou bem estirado no final, marcado pelas cores laranja da Efapel e da Euskaltel-Euskadi, mas foi de verde e branco que se marcou o final, com uma discussão entre a equipa de Mortágua e a Caja Rural-Seguros RGA a entrarem na frente para o sprint. Daniel Babor foi o primeiro a lançar o sprint, mas Leangel Linarez saiu disparado da roda do checo e impôs-se com facilidade.

Rafael Reis mantém a amarela, à custa dos segundos conquistados no sprint intermédio, uma vez que Linarez empatou em tempo com o corredor da formação de Águeda. O venezuelano sobe também à liderança dos pontos, com Daniel Dias (Credibom/LA Alumínios/Marcos Car) a manter a camisola branca da juventudade.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *