Estrada, Nacional

I Clássica de Santo Thyrso: Mais uma estreia no calendário nacional!

I Clássica de Santo Thyrso: Mais uma estreia no calendário nacional!
Cartaz da prova.
Foto: Organização da prova

É já no próximo domingo que se dá o pontapé de partida na 1ª edição da Clássica de Santo Thyrso, outra das novidades do calendário velocipédico nacional. Santo Tirso costuma ser um dos bastiões do ciclismo de estrada nacional com inúmeras passagens pelo município durante a Volta a Portugal ou o Grande Prémio Jornal de Notícias, por exemplo, e ganha, agora, uma clássica que tem tudo para ser espetacular.

I Clássica de Santo Thyrso: Tudo o que precisas de saber sobre a prova!

À hora de escrita do artigo estão pré-inscritos 119 ciclistas, divididos pelas 9 equipas Continentais UCI portuguesas e ainda pelas 8 equipas de clube/sub-23. E é nas equipas de clube/sub-23 que reside a maior novidade desta prova, visto que será a estreia da nova equipa de clube do Centro de Ciclismo de Loulé, o CCL / Matdiver / Anastácio Mendes & Mendes, Lda / Suplementos24.com, que terá ao leme da equipa um nome bem conhecido do pelotão nacional: Jorge Piedade.

O percurso da prova, que ligará a Vila das Aves a Santo Tirso, contará com 144,4 quilómetros e terá um percurso ondulado, no entanto não haverá grandes dificuldades de maior durante a prova. O ponto alto do dia serão as 3 passagens por Refojos, contagem de montanha de 3ª Categoria. A prova passará, também 4 vezes pela meta, sendo a 4ª a passagem que irá definir o vencedor da prova. Não se descarta uma chegada ao sprint, no entanto a prova também se perfila para ter um grupo de fugitivos a chegar na frente.

Perfil da prova.
Fonte: Facebook da Câmara Municipal de Santo Tirso

Para domingo prevê-se um dia chuvoso para Vila das Aves e Santo Tirso e será algo que irá, certamente, ter influência no desfecho da prova.

Os favoritos

Com a chuva a dizer presente e a ausência de alguns dos melhores sprinters do pelotão nacional a prova poderá ter alguma surpresa quanto ao vencedor final. Nomes como: Santiago Mesa e Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense), Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense), Tomas Contte (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho), Rodrigo Caixas e Gonçalo Leaça (Credibom / L.A. Alumínios / Marcos Car),  Rafael Silva (Efapel Cycling), Luís Mendonça, Fábio Costa e Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), Luís Gomes e José Sousa (Kelly / Simoldes / UDO) Francisco Campos, o recém entrevistado por parte da Portuguese Cycling Magazine (Fonte Nova / Felgueiras), César Fonte, Raúl Rota e Hugo Nunes (Radio Popular – Paredes – Boavista) ou Gonçalo Amado e António Barbio (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), serão alguns dos nomes que irão estar em maior evidência na prova de domingo e que poderão ter uma palavra a dizer, quer a corrida acabe ao sprint ou acabe com um grupo restrito. Curioso será também aferir as credenciais de 2 dos reforços do CCL / Matdiver / Anastácio Mendes & Mendes, Lda / Suplementos24.com: Anderson Maldonado e Emiliano Contreras. O primeiro, uruguaio de 28 anos, que se destaca como trepador, com resultados de destaque no pelotão amador espanhol e ainda conta com um 12º na Vuelta a San Juan de 2018, e o segundo, argentino de 28 anos, é o atual campeão argentino e pan-americano de estrada e tem aqui um perfil que lhe assenta como uma luva às suas características.

CCL / Matdiver / Anastácio Mendes & Mendes, Lda / Suplementos24.com, a nova equipa de clube/sub-23, com Jorge Piedade (à direita na foto), como diretor desportivo da estrutura.
Foto: Facebook do Centro de Ciclismo de Loulé

A Portuguese Cycling Magazine estará, no terreno, a acompanhar a partida, sucessivas passagens pela meta e a chegada da prova. Estejam atentos ao nosso Instagram e Twitter, no domingo, para um dia recheado de conteúdo!

Guia Técnico da prova

Foto de capa: Podium Events

Written by - - 624 Views

No Comment

Please Post Your Comments & Reviews

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *