Estrada, Internacional

Através dos olhos de Tadej Pogačar: Scicon Aeroscope

Através dos olhos de Tadej Pogačar: Scicon Aeroscope

Scicon Aeroscope, os óculos de performance desportiva que dão um conforto único! Frequentemente, os jornalistas interpelam Tadej Pogačar (UAE Team Emirates) sobre “o segredo” das suas vitórias, e são já 15 esta temporada. Frequentemente, o ciclista esloveno invoca como razões do sucesso os seus treinos e as pessoas que tem à sua volta, mas poderá ser aquilo que tem à volta dos seus olhos e o protege tão fielmente?

Neste artigo, damos-lhe todas as informações sobre os Aeroscope da Scicon, um novo modelo de óculos de ciclismo, e olhamos para os feitos que a equipa UAE Team Emirates já alcançou com eles, incluindo o histórico pódio de João Almeida no Giro!

História com João Almeida

Os Aeroscope foram lançados em maio de 2023, durante o Giro d’Italia, pela Scicon Sports, marca desportiva italiana. Isso significa que foram usados por João Almeida e todos os ciclistas da UAE Team Emirates que o protegeram, ao longo de 3 semanas, na conquista do histórico 3º lugar na classificação geral, além da classificação da juventude.

É certo e sabido que nenhum português conseguiu tirar os olhos dos ecrãs multimédia no dia 23 de maio, quando Almeida bateu Geraint Thomas (INEOS Grenadiers) para levantar os braços no topo do Monde Bondone, ao 16º dia de competição. João Almeida venceu pela primeira vez numa Grande Volta usando os Aeroscope!

Monumentos com Tadej Pogačar

Começou por ser João Almeida a usar, de forma oficial, os Aeroscope, mas antes Tadej Pogačar já tinha contado com a sua fiel companhia em abril. Foi nesta altura que confirmou uma polivalência que poderá cimentar o seu lugar entre os melhores da história, ao vencer o Tour de Flandres.

Seguiu-se a Amstel Gold Race, onde os Aeroscope passaram, com distinção, o teste à sua capacidade de salvaguardar os olhos do ciclista da intensa chuva que se fez sentir, um fator de segurança que terá pesado para ele arrancar a 30 quilómetros da meta e não mais ser alcançado. Em contrapartida, brilhou o sol na Flèche Wallone e também no império de Pogačar, onde ele nunca se põe, pelo que se impõe a necessidade de evitar reflexos e não ficar encadeado.

Mesmo nos momentos mais difíceis, como a queda na Liège-Bastogne-Liège e a recuperação subsequente, os Aeroscope acompanharam-no sempre, no regresso aos treinos, no aumento da intensidade e por fim, no regresso à competição, no final de julho, com o título de campeão nacional esloveno.

Uns óculos todo-o-terreno, para um ciclista todo-o-terreno! Na saúde e na doença, na felicidade e na tristeza, no plano e na montanha, os Aeroscope estão com Tadej Pogačar e naturalmente, são agora os seus óculos de eleição para o Tour de France, que ambiciona conquistar pela terceira vez.

Mais um Tour para Tadej Pogačar?

Durante este mês de julho, todos os olhos estão postos no Tour, atentamente focados em cada movimento de Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) e do próprio Tadej Pogačar.

O duelo entre os dois homens tem sido o ponto alto da competição: na 5ª etapa tivemos uma prestação soberba de Vingegaard, aproximando-se muito camisola amarela e acima de tudo, ganhando 1 minuto ao seu adversário direto. Mas Pogačar não se deixou ficar e na 6ª etapa, depois de um ataque soberbo, sagrou-se o grande vencedor na meta em Cauterets-Cambasque, deixando Vingegaard a 24 segundos. Voltaria a ganhar-lhe tempo, 7 segundos, no Puy de Dôme. Desde então, as etapas têm sido marcadas pela marcação cerrada entre os dois grandes voltistas desta geração.

Destaque também a prestação de Adam Yates, companheiro de equipa de Tadej Pogačar, neste Tour. O ciclista britânico escolheu também os Aeroscope e foi com eles que cruzou a meta vitorioso em Bilbao, após ter escapado aos favoritos com o seu irmão-gémeo, Simon, e tornou-se no primeiro detentor da camisola amarela na edição de 2023.

O regresso aos confrontos diretos entre Pogačar e Vingegaard está marcado para hoje, a 13ª etapa do Tour, com chegada ao mítico Grand Colombier! Serão 17,4 quilómetros com uma pendente média de 7,1%, onde se espera muita ação por parte dos favoritos e movimentações na classificação geral. Será que Pogačar vai avistar, primeiro que todos, a meta, pelas lentes dos seus Aeroscope, e conseguir a tão desejada camisola amarela?

Os Aeroscope

A Scicon lançou os Aeroscope sob o lema de “personalizar a sua experiência geral com os óculos, fundamental para um desempenho sem limites”, tendo captado a atenção da UAE Team Emirates.

Os óculos de ciclismo são famosos, em primeiro lugar, pelos seus designs e cores extravagantes. Não obstante a importância das primeiras impressões, a sua principal função não é estética, mas sim de proteção. Num desporto de alta velocidade como o ciclismo, a segurança é da maior importância e este acessório, ao permitir salvaguardar um dos órgãos mais sensíveis do corpo humano, protege os atletas e consequentemente, evita acidentes.

De modo específico, os óculos de ciclismo são importantes para:

  • Proteger contra raios UV;
  • Evitar corpos estranhos;
  • Previnir o lacrimejamento/secura dos olhos;
  • Garantir segurança e conforto;
  • Melhorar a visualização dos obstáculos.

Nos últimos anos, diversas marcas têm desenvolvido tecnologias para aumentar a performance ao nível dos óculos, categoria à qual a Scicon Sports pertence. Como já tivemos oportunidade de observar, o modelo Aeroscope tem sido a escolha número 1 da UAE Team Emirates, acompanhando a equipa em diversas vitórias importantes.

Mas o que tem este modelo de tão especial, ao ponto de estar presente em conquistas monumentais e até históricas? Foi isso que quisemos descobrir.

As lentes Aeroscope têm o design “clássico” das lentes para ciclistas, com todas as características destinadas a melhorar o seu desempenho, redefindo o ajuste dos óculos, prezando pelo o conforto e resultando em ganhos aerodinâmicos,

Relativamente ao novo modelo, a Scicon realça como ele “vai além do esperado e oferece precisão personalizada para a melhor experiência de ciclismo”, prestando, no seu design, uma atenção cuidada às necessidades dos ciclistas profissionais, daí a ter sido concebido em parceria com os próprios.

O Aeroscope é definido por quatro características-chave, centradas no ajuste dos óculos e na melhoria do desempenho dos ciclistas: Scala™; The Horizon Adapt™; VenteX™; e Pantoscopic tilt of 12º.

Scala™

Scala™ é a principal caraterística do design do Aeroscope. Consiste na ajustabilidade das hastes em comprimento, podendo elas ser ajustadas até 15 mm. Esta tecnologia permite que o ciclista ajuste, de forma rápida e facilitada, o comprimento que melhor se adapta às suas necessidades, perante qualquer sistema de retenção do capacete e dimensão da cabeça, garantindo o máximo de conforto e estabilidade enquanto pedala.

The Horizon Adapt™

O mecanismo Horizon Adapt™ consiste numa peça nasal ajustável em altura e personalizável em 5 mm, permitindo aos utilizadores afinar o campo de visão dos Aeroscope com precisão e adaptá-lo à sua posição de conforto. Prevê-se que esta tecnologia contribua para aumentar em 10% o campo de visão disponível.

VenteX™

As lentes de grandes dimensões têm tendência para embaciar, mas a tecnologia VenteX™ evita essa circunstância, através de um funil colocado na parte superior central da lente, fora do campo de visão, protegendo a visão do utilizador da luz direta. Este mecanismo facilita, assim, o fluxo de ar e também permite que o utilizador troque de lentes facilmente, utilizando o sistema de lentes substituíveis.

Pantoscopic tilt of 12°.

Por último, mas não menos importante, a inclinação pantoscópica da armação é de 12 graus, duas vezes maior do que a dos óculos de sol padrão segundo os peritos da Scicon. De acordo com os testes efectuados, este é o ângulo de lente ideal para os ciclistas aquando da utilização de capacete, reduzindo a resistência aerodinâmica e, por sua vez, melhorando o desempenho do ciclista.

Ainda curioso? Descobre mais no vídeo abaixo!

Adicionalmente, os Aeroscope são adaptados com a lente SCN-PP UV400 da marca, que bloqueia toda a luz até 400 NM, incluindo os raios UVA e UVB. O tratamento hidrofóbico e oleofóbico (resistente ao óleo) da lente garante uma visão clara, mesmo em condições desafiantes. A armação é feita de plásticos de base biológica, definindo o mote para a preocupação ambiental da marca, tornando a armação mais leve e duradoura, o peso dos Aeroscope é de 35g, valorizando uma das suas características: a sua leveza.

Os Aeroscope foram testado e aprovados por vários ciclistas do World Tour, incluindo Rui Oliveira! Para os seus óculos, o ciclista português só tem elogios:

“São muito porreiros, muito leves e têm características importantes para um ciclista profissional. São confortáveis, não fazem calor na cara e as lentes são de extrema qualidade.”

Rui Oliveira, UAE Team Emirates
Fonte: Arquivo Scicon Sports.

Os Aeroscope estão disponíveis em 10 tipos de lentes substituíveis e 4 cores de armação, a um custo de 220 euros, no site oficial da Scicon. Adicionalmente, podem-se adquirir lentes sobresselentes por apenas 80 euros. Uma oferta de qualidade e a um preço competitivo, para proteção e segurança na estrada!

Versão Inglesa: Through the eyes of the champion, Tadej Pogačar.: Scicon Aeroscope

Written by - - 1141 Views

Páginas: 1 2

No Comment

Please Post Your Comments & Reviews

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *