Ciclocrosse, Nacional

Antevisão do Campeonato Nacional de Ciclocrosse 2022/2023

Antevisão do Campeonato Nacional de Ciclocrosse 2022/2023

E o que esperar do Campeonato Nacional?

As grandes decisões estão marcadas para uma emocionante prova, em Vouzela, e que irá decidir o maior e mais aguardado prémio da temporada: o título nacional, já neste domingo. A temporada tem tido bastante espetacularidade, algo característico da modalidade de ciclocrosse, com provas onde a lama tem marcado presença em abundância, no entanto o estado do tempo não prevê grande chuva, estando previstos, somente, alguns aguaceiros, no entanto, para domingo.

Cadetes

Nos Cadetes Masculinos é esperado que Gonçalo Rodrigues continue a sua senda vitoriosa e junte o título nacional à geral da Taça, no entanto o seu homónimo, e companheiro de equipa, Gonçalo Costa deu uma boa réplica no último domingo, em Labruge. Hugo Ramalho e Lucas Angélico são outros 2 nomes para seguir com atenção na prova de domingo. Nas Cadetes Femininas, Margarida Vasconcelos será a principal favorita, sendo que Matilde Moreira e Estela Guerra tentarão surpreender Vasconcelos.

Juniores

Nos Juniores Masculinos o principal favorito é Rafael Sousa e tentará juntar a geral da Taça ao título nacional, no entanto terá a concorrência de Duarte Galvão e do regressado Tomás Gaspar, que foi o perseguidor mais direto de Sousa no último domingo, no Campeonato Regional da AC Porto. Nas Juniores Femininas a luta será a 2 entre Beatriz Guerra e Daniela, sendo que Guerra parte com favoritismo para esta prova depois de ter vencido no escalão de sub-23 no Campeonato Regional da AC Porto, e as 4 provas da Taça onde participou.

Beatriz Guerra, a grande favorita nas juniores femininas.
Foto: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

Masters

Nos Master 30 Masculinos é Augusto Midão que parte com total favoritismo, no entanto Ismael Graça e o companheiro de equipa Hugo Ferreira prometem dar boa réplica, sendo que Fábio Oliveira se mostrou em grande forma no domingo passado em Labruge, e é um nome a ter muito em conta para destronar Midão, já nas Master 30 Femininas Ana Barata deverá partir como a maior candidata ao título, tendo Patrícia Rosa como a maior opositora. Nos Master 40 Masculinos é em Rogério Matos que recai o maior favoritismo, sendo que José Magalhães, Pedro Marques e Manuel Lopes serão os principais adversários, ao passo que nas Master 40 Femininas Virgínia Moreira e Irina Coelho irão reeditar a lutas das últimas duas provas da Taça de Portugal. Nos Master 50 Masculinos é António Passos quem parte com o favoritismo, sendo que António Sousa e Mário Costa poderão ser os ciclistas que mais se aproximarão de Passos, já nas Master 50 Femininas só deverá estar em prova Natália Mendes. Nos Master 60, Joaquim Pinto parte como o grande favorito, sendo que José Reis e Luís Tomé serão a concorrência mais direta.

Sub-23

Nos Sub-23 Masculinos espera-se que as grandes lutas nas provas desta temporada possam ter um desfecho em grande no traçado de Vouzela. João Cruz parte como favorito, no entanto tanto Tomás Mota, como principalmente, Alexandre Montez e João Silva, tentarão negar esse favoritismo. A luta será titânica e será umas das corridas mais aguardadas do dia. Nas Sub-23 Femininas também se espera uma boa luta entre Laura Simão, Catarina Lopes e Beatriz Sousa, que serão as 3 únicas ciclistas a marcar presença neste escalão.

Elites

A corrida mais aguardada do dia será a de Elites Masculinos onde Mário Costa tentará revalidar o seu título nacional, no entanto a tarefa não se afigura nada fácil, visto que Roberto Ferreira apresenta-se em grande forma nesta aproximação aos Campeonatos Nacionais e será o principal opositor para a prova de domingo. Outros nomes a ter em conta serão os de Bruno Silva (vencedor da geral da Superliga) e Vítor Santos (época em crescendo, depois de um início mais apagado). Quem não irá marcar presença no Campeonato Nacional é um dos grandes animadores da temporada, Márcio Barbosa, que sofreu um acidente rodoviário e teve a sua bicicleta de ciclocrosse danificada nesse mesmo acidente. Nas Elites Femininas espera-se um grande mano-a-mano entre Joana Monteiro e Ana Santos, sendo que Santos poderá vencer o 5º título, e de maneira consecutiva, ao passo que Monteiro pode conquistar o seu primeiro título de Elites.

As vitórias de Ana Santos e Roberto Ferreira, no passado fim de semana, em Labruge.

Written by - - 320 Views

Páginas: 1 2 3 4 5

No Comment

Please Post Your Comments & Reviews

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *