Nacional, Pista

Campeonatos Nacionais de Pista 2023

Campeonatos Nacionais de Pista 2023

Este fim-de-semana, no Velódromo Nacional, Anadia, disputaram-se os Campeonatos Nacionais de Pista de 2023, que envolveram, como habitualmente, atletas de todas as categorias etárias, nas diferentes disciplinas: Scracth, Eliminação e Omnium.

A lista de inscritos prometia um fim-de-semana cheio de emoções, com a participação dos nomes mais célebres da pista portuguesa, que tantas vezes já levaram Portugal aos lugares altos dos pódios da Europa e do Mundo.

No primeiro dia de competição, na categoria de elites femininas, Maria “Tata” Martins (Fenix-Deceuninck) dominou a disciplinas de Scratch e, após 10 km (40 voltas), alcançou mais um 1º lugar! Daniela Campos (Bizkaia-Durango) e Beatriz Roxo (UCI Cantabria Deport), completaram o pódio. As mesmas três corredoras repetiriam o pódio na vertente de Eliminação.

Já em Madison, em elites masculinos, a dupla composta pelos gémeos Rui e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) conquistou o 1º lugar com 51 pontos! Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) e João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) conseguiram o 2º lugar com 40 pontos, seguidos por Diogo Narciso e Rodrigo Caixas, ambos a representar a equipa portuguesa Credibom/LAAlumínios/MarcosCar com 36 pontos.

Relativamente a Eliminação, em elites masculinos, competiram 13 corredores, sendo que Rui Oliveira arrecadou o 1º lugar, com Iúri Leitão e Ivo Oliveira a completarem o pódio. Esta prova marcou, ainda, a primeira aparição oficial da equipa sub-23 W52 – FC Porto, tendo os gémeos Sérgio e Diogo Saleiro obtido o 7º e 9º lugar, respetivamente.

Já no domingo, o foco foi a disciplina olímpica Omnium, uma especialidade que combina 4 provas de resistência: Scratch, Corrida de tempo, Eliminação e Corrida por pontos. No setor feminino, Tata Martins reinou de novo, perfazendo um total de 165 como melhor atleta nas diferentes 4 provas. O pódio, à imagem de sábado, foi completado por Daniela Campos com 141 pontos e Beatriz Roxo com 126 pontos.

Pódio das Elites Femininas que se repetiu nas diversas disciplinas. © FPC-UVP

No Omnium da elite masculina, após o quarto evento, Rui Oliveira sagrou-se campeão nacional com 157 pontos, seguido pelo irmão Ivo com 139 pontos e após forte concorrência, João Matias na 3ª posição com 130 pontos.

Na disciplina de Scratch, após 15 km, Iúri Leitão aproveitou a ausência dos gémeos Oliveira para levar a vitória, seguido por Rodrigo Caixas e João Matias nas 2ª e 3ª posição respetivamente.

Assim terminou um fim-de-semana de campeões, com os gémeos Oliveira e Tata Martins em grande destaque! Aguardemos agora pelo regresso dos campeões à estrada, a partir da última semana de janeiro.

Um BeReal dos campeões masculinos. © FPC-UVP
Written by - - 164 Views

No Comment

Please Post Your Comments & Reviews

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *