A oitava etapa em linha da Volta a Portugal Continente teve uma extensão de 146,7 quilómetros e ligou Boticas a Fafe tendo como vencedor: Adrian Bustamante (Kelly / Simoldes / UDO), que não deu hipóteses ao sprint, em grupo reduzido, em Fafe. O colombiano da formação de Oliveira de Azeméis bateu a dupla da Euskaltel-Euskadi: Mikel Iturria (2.º) e Luís Ángel Maté (3.º). Bustamante triunfou após um grande trabalho de aproximação à meta feito por parte do companheiro de equipa Afonso Silva. Esta é a segunda vitória na temporada por parte do colombiano, ele que já havia ganho uma etapa na Volta ao Alentejo.
Na geral tudo se mantém igual, com Colin Stüssi a seguir na liderança.
Uma fuga que esteve sempre sob controlo
O dia de hoje teve em grande destaque 7 unidades que estiveram escapados ao pelotão durante a maior parte da tirada: James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), Iñigo Elosegui (Equipo Kern Pharma), Antonio Jesús Soto e Andoni López de Abetxuko (Euskaltel-Euskadi), Rodrigo Caixas (Credibom / L.A. Alumínios / Marcos Car), Samuel Blanco (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense) e Luís Fernandes (Radio Popular – Paredes – Boavista). Numa fase inicial a fuga contou com Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), que foi o maior instigador da fuga do dia, no entanto o uruguaio acabaria por ser alcançado pelo pelotão ainda numa fase precoce da tirada.
Andoni López de Abetxuko acabaria por triunfar nas metas volantes de Salamonde e Póvoa de Lanhoso e aproximou-se da liderança na camisola dos pontos de Daniel Babor (Caja Rural – Seguros RGA). A fuga foi-se desfazendo, sendo que após a primeira passagem pela meta, em Fafe, só Whelan, Soto, Caixas e Blanco seguiam na frente.
Casa do Penedo: O sterrato que cortou o pelotão
A subida da Casa do Penedo prometia e cumpriu, o pelotão fraccionou-se em vários grupos, com o camisola amarela Colin Stüssi (Team Vorarlberg) sempre no comando, não deixando ninguém se adiantar nesta fase mais complicada da tirada. Na frente só Whelan e Soto se aguentaram da fuga, até serem alcançados a 5 quilómetros do final pelo grupo restrito comandado pela Kelly / Simoldes / UDO.
As classificações
Todas as classificações se mantiveram inalteradas no dia de hoje. Colin Stüssi segue na liderança da geral; Daniel Babor na liderança dos pontos; Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense) na juventude e César Fonte (Radio Popular – Paredes – Boavista) na montanha. No combinado o melhor posicionado é Luís Ángel Maté e na geral por equipas é a Euskaltel-Euskadi que comanda.
Foto de Capa: Fernando Correia / Podium Events
No Comment