A etapa que culminou na primeira chegada em alto desta edição da Volta ao Algarve, no alto da Fóia (7,7 km com 6,1%), foi desde cedo marcada por uma fuga de seis elementos. Logo ao quilómetro 12, os portugueses Rafael Lourenço (APHotels and Resorts-Tavira), Gaspar Gonçalves (Efapel Cycling), António Ferreira (Kelly/Simoldes/UDO) e João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), o argentino Tomas Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) e o britânico Matthew Gibson (Human Powered Health) saltaram do grande grupo, alcançando uma vantagem de mais de três minutos sobre o pelotão, controlado, nesta altura, pela Uno-X Pro Cycling Team. Entre eles, discutiram os dois primeiros prémios de montanha do dia, em Casais e Alferce (ambos conquistados por Rafael Lourenço), e a meta volante em Monchique, arrecadada por João Matias.
No entanto, pouco antes do início da subida de 2ª categoria da Picota, os fugitivos viriam a ser alcançados por um pelotão controlado essencialmente pela INEOS-Grenadiers. Em pelotão compacto, a corrida enfrentou a Picota a um ritmo elevado, que serviu principalmente para eliminar grande parte dos ciclistas das equipas continentais portuguesas do grupo principal.
Com a equipa britânica sempre no controlo da corrida, a subida à Fóia foi feita sempre a um ritmo constante, o suficiente para que cerca de 30 ciclistas entrassem agrupados no último quilómetro. Ilan Van Wilder (Soudal-Quick Step) foi quem assumiu o comando do grupo nas últimas centenas de metros, com Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) colado na sua roda. E parecia mesmo que o belga pedalava para a vitória, quando, sobre a linha de meta, e já de braço levantado, Magnus Cort (EF Education-EasyPost) passou por ele lhe “roubou” o ouro, após uma excelente recuperação. Van Wilder acabou por se contentar com a segunda posição e Rui Costa acabou mesmo a fechar no terceiro lugar. João Almeida (UAE Team Emirates) cruzou a meta no 14º lugar, a dois segundos do primeiro classificado.
Na classificação geral, Cort veste agora a camisola amarela, com quatro segundos de vantagem sobre Van Wilder e seis sobre Rui Costa.
Results powered by FirstCycling.com
No Comment