Estrada, Internacional, Nacional

Volta ao Algarve 2021: João Rodrigues conquista a Algarvia!

O ciclista português João Rodrigues (W52-FC Porto) conquistou a 47.ª edição da Volta ao Algarve em bicicleta depois de ter assumido a liderança da prova no quinto e último dia. Com esta vitória, tornou-se no primeiro algarvio a vencer uma Volta ao Algarve! Podem rever a entrevista que a PCM lhe fez em 2020, aqui.

Em relação à etapa final e decisiva, com perfil montanhoso com um total de 170,1 quilómetros e com partida na cidade de Albufeira, a chegada no topo do Malhão prometia bastante espetáculo, tal como veio a ocorrer. João Rodrigues, que à partida para esta jornada era segundo apenas a 12 segundos do camisola amarela (o britânico Ethan Hayter da INEOS Grenadiers), lançou o seu último ataque nessa mesma subida ao Malhão após um trabalho incrível da estrutura da W52-FC Porto que inclusive conseguiu superar o poderoso coletivo da INEOS.

A vitória da etapa foi para o francês Élie Gesbert (Team Arkéa-Samsic), à frente do próprio João Rodrigues, que foi segundo na etapa. Em terceiro, ficou um dos colegas de equipa, Joni Brandão – uma das recentes aquisições desta equipa. Na classificação geral, Ethan Hayter passou do primeiro para o segundo lugar, enquanto que o dinamarquês Kasper Asgreen (Deceuninck-Quick Step) terminou em terceiro lugar. Nota igualmente para 3 ciclistas da Team Arkéa-Samsic, equipa do vencedor da etapa no dia de hoje no Alto do Malhão, que terminaram de forma seguida na geral e para Joni Brandão (W52-FC Porto, 9.º lugar), Amaro Antunes (W52-FC Porto, 11.º lugar) e Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua, 15.º lugar), que foram os restantes portugueses no top’15.

O ciclista de 26 anos sucedeu assim ao prodígio belga Remco Evenepoel, colega de João Almeida e um dos favoritos a conquistar o Giro 2021, que foi o vencedor da última edição desta prova. Cerca de 15 anos depois, João Rodrigues volta a remeter a vitória da prova para um ciclista português. Excelente dia para o ciclismo nacional!

Written by - - 73 Views