Categories Nacional Pista

Seleção Nacional de Pista na 2ª ronda da Taça das Nações

A Seleção Nacional está de volta à pista, desta vez no Cairo (Egipto) para a segunda ronda da Taça das Nações. Os atletas Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA), João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), e Maria “Tata” Martins (Fenix-Deceuninck) irão representar as cores nacionais entre 14 e 17 de Março. Novamente, este evento tem em vista o apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

No dia 17, será Tata Martins, campeã da Europa em Scratch, a entrar em pista na vertente de omnium feminino, a qualificação acontecerá às 8h50. A primeira prova, scratch tem início às 16h, seguida da prova de corrida tempo (16h40), a eliminação (18h06) e a corrida por pontos (18h53). Infelizmente, na primeira ronda da Taça das Nações, Tata Martins teve de se ausentar da competição devido a problemas de saúde. 

No mesmo dia Portugal irá competir na disciplina de Madison, representado pela dupla composta por Diogo Narciso e Iúri Leitão, esta prova irá contar com rondas de qualificação com início às 12:20. Caso a dupla portuguesa consiga o apuramento, a final será disputada as 17h. De notar que na primeira ronda, em Jacarta, os atletas portugueses foram os sextos classificados no madison, somando assim pontos importantes para o ranking, e contribuindo para atual 3ª posição que Portugal ocupa no ranking mundial desta disciplina. 

Este é o terceiro evento pontuável para qualificação olímpica, sucedendo aos Campeonatos da Europa e à 1ª ronda da Taça das Nações. Portugal encontra-se, de momento bem posicionado no ranking mundial: 3º lugar na disciplina de Madison; 8º lugar na vertente de omnium; e na vertente feminina em 20º lugar no omnium.

Segundo a Federação Portuguesa de Ciclismo, o foco são as provas pontuáveis para a qualificação olímpica, onde estarão presentes os atletas da seleção, a participação dos mesmo ainda não esta confirmada para a disciplina de eliminação, pendente da decisão do selecionador nacional, Gabriel Mendes.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *