Categories Entrevistas Estrada Nacional

PCM Entrevista: Pako Ochoa (2ª Parte)

O que convenceu veteranos de grandes voltas, como André Cardoso e José Mendes, a entrarem na equipa?

Foi tudo da habilidade do Mica de falar com eles, isso foi o mais importante. Porque eles já tinham uma boa relação uns com os outros, conhecem-se há muito tempo […]. Em termos de convencê-los, acredito que todos os ciclistas que gostam de correr, se oferecermos corridas, eles vêm.

Pako Ochoa

Micael Isidoro voltou a desempenhar um papel importante na constituição da Victoria Sports Cycling Team – atualmente é diretor desportivo da equipa – apesar de não ser difícil convencer atletas que gostam de competir a voltarem para mais uma época. No entanto, há também uma dimensão de mentoria e passagem de conhecimentos que poderá ter sido apelativa.

Esses corredores são veteranos, então acredito que eles viram o potencial do projeto para orientar corredores mais jovens que também são motivados e apaixonados pela competição. Quando fizemos o nosso primeiro campo de treino em janeiro, todos juntos nas Filipinas, eles viram o potencial dos corredores mais jovens vindos daqui, pelo que eu acredito que isso também os convenceu a embarcar no projeto.

Pako Ochoa

Para convencer um conjunto de ciclistas conceituados a adeirar a um novo projeto, é importante não apenas ter uma missão positiva, mas também garantir boas condições:

As condições da equipa também são muito boas. Somos patrocinados pelo Rudy Project com todo o equipamento e temos bicicletas Specialized […]. As empresas que temos a apoiar a equipa são muito grandes, especialmente nas Filipinas, então quando esses patrocinadores técnicos viram a escala do projeto, eles quiseram fazer parte e trabalhar conosco, pelo que também pode ter ajudado os ciclistas portugueses a tomarem a decisão.

Pako Ochoa

De entre todas as condições que a Victoria Sports Cycling Team consegue garantir aos seus ciclistas, graças ao apoio dos seus patrocinadores, há um princípio laboral que Pako Ochoa considera fundamental:

Basicamente [os ciclistas] são empregados da equipa, então precisamos de tratá-los adequadamente. Quando falámos com os patrocinadores, a primeira coisa que lhes dissemos foi que queríamos garantir aos ciclistas um bom salário e também um salário 100% completo e que chega a tempo. Isso dá-lhes confiança para vir para a nossa equipa.

Pako Ochoa
Pako Ochoa com os ciclistas portugueses da Victoria Sports, em campo de treino nas Filipinas.
Foto: Arquivo pessoal