Categories Entrevistas Estrada Internacional

PCM Entrevista: Hélder Gomes, mecânico da EF Education-EasyPost

Giro, Tour e Vuelta em 30 segundos

Com tantos anos de experiência numa equipa do mais alto nível, Hélder já conta com um currículo recheado das provas mais importantes e mediáticos do mundo do ciclismo. E a lista é imensa, o que atesta a qualidade e profissionalismo do português:

Todos os anos, e este ano é igual outra vez, faço Volta a Itália, Volta a França e Volta a Espanha.

Ou seja, o sonho de qualquer adepto de ciclismo! Quisemos então saber como é o ambiente destas grandes corridas, das três semanas que põe qualquer um colado à televisão. Hélder é muito sucinto na explicação, e atira a sua preferência para uma delas:

A Volta a Itália, para mim, é a corrida mais bonita do mundo e a mais difícil. E onde há os adeptos, os verdadeiros adeptos do ciclismo, que vêm ver as provas, sabem o que estão a ver e sabem o que dizem e perguntam.

Volta a França: o maior stress que podes ter na tua vida durante um mês. Toda a gente aparece, toda a gente está ali, toda a gente quer alguma coisa, toda a gente pede coisas… é brutal, mesmo para nós, staff. Por exemplo, na Volta a França, aparece o patrão da EF, aparece o patrão da Easypost, aparecem os patrocinadores que vêm fazer fotografias. É uma coisa descomunal. E é um stress violento, mas violento no bom senso, claro.

A Volta a Espanha já é quase aquela corrida feita em descompressão. Tens pressão, mas já é a última grande volta, já está… já está a acabar.

, diz-nos Hélder entre risos.

Resta-nos agradecer a simpatia, a disponibilidade e o tempo bem passado à conversa com o Hélder Gomes, bem como dos seus colegas presentes na Figueira Champions Classic, bem como à equipa EF Education-EasyPost.