2023, um virar de página
Com a época de 2023 já à porta, Campos teria, ainda, de encontrar uma equipa. Chegou a ser cogitado o seu ingresso na estrutura da Radio Popular / Paredes / Boavista, no entanto as negociações não chegaram a bom porto: “Esse acordo não aconteceu, porque a Radio Popular / Paredes / Boavista não quis, tinham tudo para me inscrever como corredor da equipa. Os motivos pelo qual não o fizeram só eles sabem”, confidenciou-nos. Sem espaço numa formação Continental UCI, a opção de Campos recaiu no regresso a uma estrutura que bem conhece, a Fonte Nova – Felgueiras (antiga W52 – F.C. Porto), equipa que agora se encontra no escalão das equipas de clube.
“Nunca fechei portas em lado nenhum e sempre tento ficar de bem com todas as pessoas com quem lido na vida. Saí da equipa em 2021, porque tinha outros objetivos e eles compreenderam. Volto em 2023, porque acreditam em mim e porque acham que posso ajudar a equipa”
— Francisco Campos
A Fonte Nova – Felgueiras assume, para 2023, o desafio de apostar na juventude, porém mantém-se como uma das melhores do pelotão nacional: ”Mantém-se uma grande estrutura e com excelentes condições, porém os objetivos e as expectativas mudaram por sermos uma equipa de clube”. Campos é um dos ciclistas mais ‘veteranos’ da estrutura, mesmo só tendo 25 anos, e assume que terá um lugar de destaque na equipa: “O meu papel na equipa é ganhar, se tiver capacidade para isso, e ajudar a equipa se não estiver capaz!”, no entanto também estará ao dispor dos mais jovens: “Como um dos mais velhos da equipa vou tentar dar o exemplo e passar a minha experiência e vou ajudar, os mais novos, naquilo que me for possível, essencialmente dentro das corridas”.

Foto: João Fonseca (UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo)
Recorde-se que a equipa ao estar no escalão das equipas de clube não pode disputar a Volta a Portugal, tal como não pôde disputar a Figueira Champions Classic e a Volta ao Algarve, no entanto ainda continua na luta para a atribuição de um convite para a Clássica da Arrábida, a Volta ao Alentejo e, ainda, o GP Beiras e Serra da Estrela, sendo que todos os resultados nas provas da Taça de Portugal Jogos Santa Casa e da Taça de Portugal de Esperanças são importantes para essa atribuição de convites.