Categories Estrada Internacional

Mathieu Van der Poel regressa às vitórias no Tour de France!

Na chegada explosiva a Boulogne-sur-Mer, o antigo campeão do mundo foi o mais forte, impondo-se sobre Tadej Pogačar e Jonas Vingegaard. Com este triunfo, Mathieu Van der Poel é o novo líder da Volta a França.

A 2.ª etapa do Tour de France apresentava aos ciclistas uma tirada de 209,1 quilómetros, ligando Lauwin-Planque a Boulogne-sur-Mer. Pelo caminho, os atletas enfrentariam a jornada mais longa desta edição, marcada por um percurso acidentado, com quatro subidas categorizadas e um sprint intermédio. A meta estaria instalada no topo de uma ligeira inclinação, um cenário propício a uma chegada explosiva.

Foto: percurso da 2.ª etapa do Tour de France 2025

O início do certame ficou marcado pela chuva persistente e por algumas quedas, mas isso não impediu a constituição da fuga. Andreas Leknessund (Uno-X Mobility), Brent Van Moer (Lotto), Bruno Armirail (Decathlon AG2R La Mondiale Team) e Yevgeniy Fedorov (XDS Astana Team) foram os protagonistas iniciais, antes dos principais nomes do pelotão assumirem o papel de protagonistas.

Durante os primeiros 100 quilómetros, a Alpecin-Deceuninck e a Intermarché-Wanty assumiram as despesas da perseguição, mantendo a vantagem dos quatro fugitivos sob controlo. No primeiro ponto de interesse do dia – a Côte de Cavron-Saint-Martin, uma contagem de montanha de 4.ª categoria – Andreas Leknessund (Uno-X Mobility) foi o mais forte e arrecadou o único ponto em disputa nesta subida.

No sprint intermédio, localizado em Énocq, os quatro fugitivos ainda ocuparam as primeiras posições, com Yevgeniy Fedorov a arrecadar os 20 pontos atribuídos ao primeiro classificado. No pelotão, Jonathan Milan foi o mais rápido, batendo Biniam Girmay e Jasper Philipsen na luta pelos restantes pontos. Pouco depois, a fuga seria neutralizada.

Com a entrada nos últimos 30 quilómetros regressaram as subidas, nomeadamente uma contagem de montanha de 3.ª categoria. Foi no Côte du Haut Pichot que Wout Van Aert (Visma | Lease a Bike) e Tim Wellens (UAE Team Emirates – XRG) imprimiram um forte ritmo, conseguindo alargar e, por momentos, fracionar o pelotão.

O ritmo na frente da corrida manteve-se elevado até ao Côte de Saint-Étienne-au-Mont (1 km a 10,6%), onde a Groupama-FDJ entrou bem colocada, acompanhada pela Visma | Lease a Bike. Concluída a exigente subida, apenas ficaram nove ciclistas na dianteira. Os ataques seguiram-se na inclinação imediatamente a seguir, mas manteve-se tudo unido até ao último quilómetro.

Na reta final da etapa, João Almeida esteve em destaque ao posicionar Tadej Pogačar. No entanto, foi Mathieu Van der Poel quem lançou primeiro o sprint e fê-lo com tal força que ninguém conseguiu superá-lo. O pódio do dia ficou completo com Tadej Pogačar e Jonas Vingegaard, embora o atual campeão do mundo tenha conseguido bonificar dois segundos face ao atleta da Visma | Lease a Bike.

Mesmo depois de ter trabalhado nos quilómetros finais, João Almeida concluiu a etapa na 15.ª posição e ascendeu ao 13.º lugar da classificação geral, estando agora a 49 segundos de Mathieu Van der Poel. Com este triunfo, Van der Poel chega às 55 vitórias na carreira e dá à Alpecin-Deceunick o segundo triunfo nesta edição do Tour de France.

Foto de capa: Cor Vos