Categories Estrada Nacional

GP Mortágua – Pedro Silva: O retorno à competição após a Volta a Portugal!

O pelotão nacional está de volta à estrada, já amanhã, com a realização do 22.º GP Mortágua – Pedro Silva, depois de uma paragem de cerca de 10 dias após a finalização da Volta a Portugal. A prova mortaguense irá homenagear, um ano mais, o malogrado Pedro Silva, o mentor do projeto do Velo Clube do Centro. A tirada irá contar com 144 quilómetros, tal como na edição transata, num percurso que tem nas 3 passagens por Felgueira (Prémio de Montanha de 3.ª Categoria) o seu ponto alto.

À hora de escrita deste artigo estão pré-inscritos 122 ciclistas, distribuídos por 14 das 15 equipas nacionais: 8 Continentais UCI (a Radio Popular – Paredes – Boavista não estará à partida, já que a equipa se encontra assolada por problemas de saúde) e as 6 equipas de Clube/Sub-23. Além das equipas nacionais teremos a presença de 3 estruturas amadoras espanholas: Club Ciclista Padronés Cortizo, Louriña – Team XE e Technosylva Maglia Bembibre Cycling Team. Estarão um total de 17 equipas presentes à partida da prova de Mortágua.

Tudo o que precisas de saber sobre o percurso!

O percurso transposto nesta edição do GP Mortágua – Pedro Silva será exatamente igual ao da edição transata e contará com 144 quilómetros, onde se efetuarão 3 passagens pela meta. A subida a Felgueira promete causar os maiores danos no pelotão, um Prémio de Montanha de 3.ª Categoria, que será transposto por 3 vezes. No entanto, o terreno será bem ondulado durante a maior parte do dia e é esperado que o pelotão chegue fracionado à meta ou, até mesmo, um pequeno grupo de fugitivos, tal como em edições transatas. O calor irá dizer presente, esperando-se temperaturas na casa dos 35º, o que irá dificultar, ainda mais, a tarefa dos ciclistas e endurecer a corrida. Além da classificação geral e classificação da montanha estarão em disputa: a classificação das Metas Volantes, com 3 passagens pela meta, em Mortágua; a classificação Metas Pedro Silva, que contará com 3 passagens; a classificação da juventude e a classificação de melhor ciclista de equipa de clube.

GP Mortágua - Pedro Silva
Perfil do GP Mortágua – Pedro Silva
Foto: Organização da prova

Os nomes a ter em conta para a disputa da prova!

Tendo em conta as vicissitudes da prova estarão na disputa do GP Mortágua – Pedro Silva uma boa variedade de ciclistas. Assim sendo, nomes como: Fábio Costa (ABTF Betão – Feirense); Afonso Silva (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense); Gaspar Gonçalves e Jesus del Pino (Aviludo – Louletanto – Loulé Concelho); Rodrigo Caixas e Emanuel Duarte (Credibom / L.A. Alumínios / Marcos Car); Joaquim Silva – o vencedor da última edição da prova – e Tiago Antunes (Efapel Cycling); Luís Gomes (Gi Group Holding – Simoldes – UDO); Artem Nych – o recente vencedor da Volta a Portugal – e Rafael Reis (Sabgal / Anicolor); e, ainda, Bruno Silva e Gonçalo Carvalho (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) poderão apresentar-se como alguns dos favoritos a levar de vencida a 22.ª edição da prova.

GP Mortágua - Pedro Silva
Joaquim Silva (Efapel Cycling) é o vigente campeão em título do GP Mortágua – Pedro Silva. Revalidará o título?
Foto: GP Mortágua – Pedro Silva

De Espanha também teremos nomes importantes na prova e que poderão ter algo a dizer na disputa da prova. O Club Ciclista Padronés Cortizo, que apresenta sempre um elenco para batalhar pelas provas nacionais, terá em Carlos Gutiérrez, José Luís Faura, Maksym Bilyi e Ramón Fernández 4 nomes que podem estar na luta por uma posição no top-10, ou inclusivamente vencer; já a Louriña – Team XE terá em Frank Flórez a sua unidade mais destacada; por fim a muito combativa Technosylva Maglia Bembibre Cycling Team apresentará como maiores nomes Fabricio Crozzolo e Cristóbal Ramírez, tendo, ainda, o português Gonçalo Amaral nas suas fileiras.

Ramón Fernández triunfou na última etapa do GP Anicolor. Voltará o Club Ciclista Padronés Cortizo a surpreender as equipas nacionais no GP Mortágua – Pedro Silva?
Foto: João Fonseca Photographer / GP Anicolor

Foto de Capa: GP Mortágua – Pedro Silva

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *