Estrada, Internacional

Giro 2022: Buitrago sucede a Bernal e Almeida cai do pódio

Giro 2022: Buitrago sucede a Bernal e Almeida cai do pódio

Santiago Buitrago (Bahrain – Victorious) foi o grande vencedor da 17ª etapa do Giro d’Italia que ligou Ponte di Legno a Lavarone. O colombiano ganhou com 35 segundos de vantagem para Gijs Leemreize (Jumbo – Visma). Jan Hirt fechou o pódio da etapa a 2 minutos e 28 segundos. O dia foi aziago para as hostes nacionais com João Almeida a ceder mais de 1 minuto para os grandes favoritos deste Giro.

A etapa começou com bastante chuva, sendo que desde as primeiras pedaladas se isolou um grupo bem composto na frente com mais de 20 ciclistas. A aproximadamente 65 quilómetros da meta Mathieu van der Poel (Alpecin – Fenix) saltou do grupo e levou consigo Guillaume Martin (Cofidis), Felix Gall (Ag2r Citroën Team) e Alessandro Covi (UAE Team Emirates). A 36 quilómetros da meta um grupo perseguidor encabeçado por Jan Hirt e Hugh Carthy conseguia colar-se aos 4 ciclistas que estavam na dianteira. Na descida do Passo del Vetriolo Mathieu van der Poel isolou-se com Gijs Leemreize, ao passo que atrás o grupo se ia desintegrando e muitos dos ciclistas acabaram por ser apanhados pelo grupo dos favoritos. Santiago Buitrago, que fez uma subida de trás para a frente conseguiu ultrapassar ambos os neerlandeses e erguer os braços em Lavarone.

Nas contas da geral, a etapa ficou marcada pelo tempo cedido por João Almeida. O português foi visto em dificuldades logo no início da subida de Monterovere e chegou a mais de 1 minuto de Carapaz, Hindley e Landa. Com este resultado Almeida baixou ao 4º posto da geral a 1 minuto e 54 segundos do líder Carapaz.

Written by - - 273 Views

No Comment

Please Post Your Comments & Reviews

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *