Opinião

Fórmula 1 e Ciclismo, as semelhanças entre ambos

Fórmula 1 e Ciclismo, as semelhanças entre ambos

Patrocinadores

Talvez as semelhanças mais óbvias, as marcas que estão presentes quer no ciclismo quer na F1. 

A primeira delas já foi referida anteriormente neste artigo, a INEOS. A multinacional britânica da indústria química entrou no desporto pela porta grande no final da década passada, são donos da equipa francesa do OGC Nice, de uma equipa na America’s Cup na vela e claro a Team INEOS Grenadiers, os sucessores da Team Sky, a joia da coroa do ciclismo britânico. E pouco tempo depois vimos a vermelho da INEOS aparecer também no carro da Mercedes, desde 2020 as flechas de prata (que depois viriam a ser pretas) tinham o vermelho bem visível e para 2022 isso não será excepção, como vimos no novo carro apresentado. Mas a Mercedes e o ciclismo também estão juntas no outro ponto, a Taça do Mundo de XCO tem como patrocinador principal a Mercedes-Benz.

As cores da Ineos são bem visiveis F1 W13, monolugar da Mercedes nesta temproada

Mas a equipa do atual campeão do mundo também não fica atrás. Red Bull é sinónimo de desporto, e a marca das latinhas está não só presente nos carros de Max Verstappen e Sergio Perez (e nos de Pierre Gasly e Yuki Tsunoda por intermédio da Alpha Tauri, a marca de moda do gigante austriaco). E no ciclismo? Bem, as ligações são intermináveis. Os que pensem exclusivamente na estrada podem pensar que a ligação é recente quando viram as cores do touro que dá asas no capacete de Wout Van Aert, mas já outros corredores tinham o patrocínio anteriormente por exemplo Anton Palzer da Bora e Chloe Dygert no lado feminino. Mas se sairmos da estrada aí a Red Bull tem uma presença gigante, a Red Bull TV transmite na sua plataforma as taças do mundo de XCO e Downhill, vertentes onde também patrocina inúmeros atletas, desde a campeã do mundo de XCO Evie Richards, à nova menina bonita do ciclismo Kata Blanka Vas ou mesmo o brasileiro Henrique Avancini e o nosso ‘tuga’ Tiago Ferreira. 

Wout Van Aert agora exibe um capacete com as cores da Red Bull também na estrada

Mas se pensam que a ligação entre Wout Van Aert e Max Verstappen se fica pela Red Bull estão bem enganados, a Jumbo, patrocinadora da equipa de Van Aert é um dos patrocinadores pessoais do campeão do mundo de F1 (mas também de outras equipas ligadas ao automobilismo nos Países Baixos) e é possível vermos as cores da cadeia de distribuição neerlandesa presente no capacete de SuperMax. Podemos praticamente dizer que Verstappen joga na equipa do adversário Van Aert e não do seu compatriota Mathieu van der Poel.

As cores da Jumbo estão presentes no capacete de Max Verstappem

Por último existem outras marcas que estão nas duas modalidades, por exemplo a McLaren já patrocinou a equipa da Bahrain em 2020, muito por conta do dinheiro da marca de Woking ajudar naquela data a pagar o chorudo salário de Mark Cavendish. Mas a marca de topos de gama britânicos dá também nome a um modelo de bicicletas da Specialized, numa colaboração tecnológica com a marca americana.

Written by - - 1279 Views

Páginas: 1 2 3 4 5 6

No Comment

Please Post Your Comments & Reviews

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *