Categories Estrada Internacional Nacional

Show de Vingegaard, classe de João Almeida: Volta ao Algarve fechada em grande no Alto do Malhão

Jonas Vingegaard (Visma | Lease a Bike) foi o grande vencedor da 5.ª e última etapa da Volta ao Algarve, acrescentando também o triunfo na classificação geral. O dinamarquês dominou o contrarrelógio, mostrando a sua força ao longo do contrarelógio e confirmando-se como o mais forte da prova. João Almeida (UAE Team Emirates XRG) voltou a estar em bom plano, terminando a etapa no sexto lugar e na segunda posição da geral. O belga Laurens De Plus (INEOS Grenadiers) completou o pódio final, a 24 segundos.

A Subida ao Malhão

A quinta e última etapa da “Algarvia” brindava o pelotão com um contrarrelógio individual de 19,6 km entre Salir e o Alto do Malhão. O percurso era maioritariamente plano, mas os últimos 2600 metros apresentavam uma exigente pendente média de 9,23%, tornando a subida final decisiva para a luta pela vitória na etapa e na geral.

A subida ao Malhão, que pela primeira vez se realizou num formato de contrarrelógio e que em 2024 viu Daniel Martínez (BORA – hansgrohe) vencer a etapa, estabeleceu-se como o ponto-chave para determinar o vencedor tanto da etapa como da 51.ª Volta ao Algarve. Se nos primeiros 17 km os ciclistas mais rápidos e talhados para esta especialidade poderiam fazer a diferença, a subida final tornava a vitória extremamente difícil para nomes como Stefan Küng (Groupama – FDJ), Filippo Ganna (INEOS Grenadiers) ou Rémi Cavagna (Groupama – FDJ).

No que diz respeito à estratégia da etapa, esta não fez grande diferença. Por um lado, vimos Wout van Aert (Team Visma | Lease a Bike) trocar de bicicleta e estabelecer o melhor tempo durante grande parte da etapa; por outro, na mesma equipa, Jonas Vingegaard manteve-se fiel à bicicleta de contrarrelógio e ganhou 11 segundos ao colega de equipa. O Malhão também é conhecido pelo fantástico ambiente que se cria ao longo do percurso, em incentivo aos atletas, e mais uma vez não desiludiu.

Foto: Volta ao Algarve – O vencedor da 51.ª Volta ao Algarve

Contrarelógio ao rubro: os ciclistas que marcaram o melhor tempo antes da vitória de Vingegaard

À partida para o contrarrelógio, Jan Christen (UAE Team Emirates XRG) liderava a classificação com mais 4 segundos sobre João Almeida. No entanto, o português partia como favorito no mano a mano. Também Vingegaard, Laurens De Plus e Primož Roglič (Red Bull – BORA – hansgrohe) eram nomes a ter em conta para uma possível vitória final.

O primeiro tempo de referência pertenceu a Jakob Söderqvist (Lidl – Trek), que estabeleceu uma marca sólida. Söderqvist até resistiu ao campeão do mundo de contrarrelógio de 2020, Filippo Ganna (INEOS Grenadiers), mas nada pôde parar Wout van Aert (Team Visma | Lease a Bike), que manteve o melhor tempo durante grande parte do dia.

Foto: Volta ao Algarve – A despedida de Jan Christen da amarela no Algarve

Até à vitória de Vingegaard, passaram ciclistas como Roglič, que está claramente à procura da melhor forma, e António Morgado (UAE Team Emirates XRG), que, num dia menos bom, perdeu inclusivamente um lugar no top 10. Se de alguns nomes esperávamos mais, também tivemos algumas surpresas neste contrarrelógio. Julian Alaphilippe deu uma bela réplica nos seus primeiros quilómetros com a Tudor Pro Cycling Team, Maximilian Schachmann esteve a um bom nível, fazendo recordar os seus melhores tempos, e Antonio Tiberi (Bahrain – Victorious) que à partida da volta afirmou esperar lutar pelo top 5, apenas hoje esteve próximo de tal.

No que diz respeito às equipas portuguesas em prova, o melhor desempenho foi de Alexis Guerin (Anicolor / Tien 21), seguido por Tiago Antunes (Efapel Cycling) e Rafael Reis (Anicolor / Tien 21).

Foto: Volta ao Algarve – António Morgado foi um dos grandes derrotados do dia

Resultados Finais

No que toca às classificações secundárias, Jordi Meeus (Red Bull – BORA – hansgrohe) sagrou-se vencedor da classificação por pontos, German Perez (Aviludo – Louletano – Loulé) foi coroado rei da montanha e Romain Grégoire (Groupama-FDJ) conquistou a camisola da juventude. António Morgado, depois de um grande início de prova, terminou na 11.ª posição da geral, a 1 minuto e 15 segundos. Já a UAE Team Emirates XRG conseguiu levar para casa a vitória na classificação coletiva.

Foto: Volta ao Algarve – Jonas Vingegaard o vencedor da 51.ª Volta ao Algarve

Chega ao fim mais uma Volta ao Algarve, numa edição que ficará, com certeza, para a história do ciclismo nacional. Em cinco etapas, tivemos casos caricatos, desde logo na primeira, a vitória de Vingegaard e mais um pódio para João Almeida.

Foto da capa: Volta ao Algarve