Categories Nacional

Época 2025: As mexidas no pelotão nacional

Gi Group Holding – Simoldes – UDO

A estrutura dirigida por Manuel Correia irá para a estrada, em 2025, com ambições renovadas e com mexidas de vulto no seio da estrutura. Após os 4 triunfos de 2024, a equipa de Oliveira de Azeméis irá contar com 10 ciclistas, em 2025, registando-se 5 entradas e 7 saídas.

A juventude da equipa continuará a estar na ordem do dia, tendo em Noah Campos, Andrey André e em André Ribeiro 3 elementos que poderão ter uma maior evolução já em 2025, sendo que Campos é, atualmente, o campeão nacional de estrada sub-23 e terá uma palavra a dizer em provas mais planas. Rui Carvalho deverá ser a aposta principal para provas por etapas que contenham montanha no seu figurino. A outra manutenção na equipa é a do combativo Miquel Valls, que se juntou à equipa a meio da campanha transata.

De saída está uma das pedras angulares do projeto, Luís Gomes, que apresentou irregularidades no passaporte biológico. A esta saída juntam-se as de: Francisco Alves (que se transferiu para a Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), Marcelo Gabriel, Francisco Guerreiro, Pedro Miguel Lopes, Duarte Mixão e Tiago Vale Ferreira.

Para compensar estas saídas a equipa recrutou 5 ciclistas: Adrián Bustamante (ex-GW Erco Shimano), Pedro Cunha (ex-Porminho Team Sub23), Gaspar Gonçalves (ex-Aviludo – Louletano – Loulé Concelho), César David Guavita (ex-Colombia Potencia de la Vida-Strongman) e José Miguel Moreira (ex-Polti-Kometa U19). O regresso de Bustamante à estrutura oliveirense é a transferência mais marcante da equipa, já que o ciclista colombiano foi um dos melhores ciclistas em solo nacional, em 2023, tendo obtido vitórias na Volta ao Alentejo e na Volta a Portugal e será um dos ciclistas com maiores credenciais no pelotão nacional, em 2025; Guavita é outro dos regressos, desta vez a tempo inteiro, após ter sido estagiário na Volta a Portugal de 2023, onde mostrou bons apontamentos a subir; já Gonçalves irá oferecer bastante versatilidade à equipa, nomeadamente nas provas por etapas, onde terá várias oportunidades de se evidenciar; a contratação de Moreira segue na linha do que é feito todos os anos por Manuel Correia, a aposta em alguns dos melhores talentos nacionais vindo diretamente dos juniores, sendo que Moreira se evidenciou em alguma provas de juniores espanholas; por fim, Cunha irá continuar a sua evolução no escalão de sub-23, dando o passo para uma equipa Continental.

Adrián Bustamante, um dos reforços do elenco.
Foto: Gi Group Holding – Simoldes – UDO

Página seguinte