Categories Nacional

Época 2025: As mexidas no pelotão nacional

Feirense – Beeceler

A época de 2025 será uma época de mudança para a equipa fogaceira, já que muda de patrocinador após a saída da ABTF Betão. No ano de 2024 os comandados de Joaquim Andrade obtiveram 5 vitórias, além do triunfo de Fábio Costa na geral da Taça de Portugal. Nesta temporada a equipa contará com 10 ciclistas, sendo que existem 4 saídas e 3 entradas na estrutura.

Por mais um ano o elenco irá ter em António Carvalho o seu ‘capitão na estrada’, sendo o ciclista de São Paio de Oleiros a maior referência da equipa para esta temporada. Ivo Pinheiro poderá ter uma palavra a dizer em algumas provas por etapas, ao passo que Diogo Gonçalves continua a sua caminhada de afirmação no pelotão nacional e poderá ser uma das maiores surpresas guardadas para 2025, em provas com média montanha. As restantes manutenções na equipa são: Pedro Andrade, Diogo Oliveira, Fábio Oliveira e Francisco Pereira.

No capítulo das saídas a equipa perdeu 4 ciclistas, 3 deles ciclistas que fizeram uma excelente temporada em 2024. A saída mais mediática foi a de Afonso Eulálio para a WorldTeam Bahrain-Victorious, após se ter destacado em várias provas em solo nacional e em Espanha, sendo que andou dias a fio na liderança da Volta a Portugal, provando a sua grande evolução no ano de 2024. Pedro Silva e Fábio Costa saíram da equipa rumo à sua anterior equipa, a Sabgal / Anicolor, depois de se terem evidenciado em provas mais planas ou com pequenas inclinações, sendo eles 2 dos melhores ciclistas nacionais na pretérita temporada. A última saída é a de Óscar Cabedo, com o espanhol a optar por terminar o seu envolvimento no ciclismo profissional.

Para fazer face a estas saídas, Joaquim Andrade contratou 3 ciclistas: Byron Munton (ex- Epronex-Hungary Cycling Team), Victor de Paula (ex-Valverde Team-Ricardo Fuentes) e José Borges (ex-ciclista de Enduro). A contratação mais sonante é a do sul-africano Munton, que conta com passagens por várias equipas Continentais, destacando-se no esforço individual (já foi campeão nacional sul-africano de contrarrelógio) e sendo um ciclista que passa razoavelmente bem a montanha; já de Paula reforça o bloco de sub-23 da equipa, ele que se destaca em provas de média montanha e que conta com resultados animadores no calendário amador espanhol; por fim uma das grandes curiosidades da equipa será como se irá ambientar Borges à estrada, visto que no Enduro é um dos mais galardoados ciclistas nacionais, tendo feito pódios internacionais na disciplina.

Parte da equipa durante a pré-época.
Foto: Feirense – Beeceler

Página seguinte