Categories Ciclocrosse Internacional

Campeonatos do Mundo CX: surpresa de Holmgren, confirmação de Nys e recital de Van Empel

Júnior Feminino

Tal como se antecipava, Lauren Molengraaf queria desde cedo marcar posição na prova do escalão Júnior Feminino, e assumiu imediatamente a liderança nas primeiras curvas da corrida. Ao entrar na segunda volta, Molengraaf optou por descansar na roda da canadiana Ava Holmgren, que com o ritmo imposto fez com que o pelotão começasse a abrir pequenas brechas, nomeadamente na cabeça da corrida. Por esta altura, a neerlandesa mostrava-se num patamar acima de todas as adversárias e voltou a impor a sua mestria na frente, até que uma queda, quando parecia começar a isolar-se, quebrou o seu ímpeto. Este erro voltou novamente a juntar um grupo de seis corredoras na liderança, composto pelas irmãs Ava e Isabella Holmgren, Molengraaf, Xaydee Van Sinaey (Bélgica), a italiana Federica Venturelli e Célia Gery (França), que se manteve junto até à entrada da terceira volta.

É então que as irmãs canadianas começaram a intensificar o ritmo, e na zona mais técnica de floresta, um trio composto pelas gémeas e por Molengraaf começou a distanciar-se do restante grupo. Isabella parecia mesmo querer partir em solitário, mas na subida mais pronunciada do dia, Molengraaf ultrapassou Ava, encurtando o espaço para a então líder da corrida. Até que o azar bateu novamente à porta da neerlandesa: um furo, ainda longe do posto de material, deitou por terra o sonho do arco-íris de Molengraaf. Quando finalmente conseguiu receber uma nova bicicleta, a distância para a frente da corrida já era superior a um minuto.

Entretanto, Isabella Holmgren pedalava isolada na frente, com uma vantagem confortável sobre a sua irmã Ava, enquanto a luta pelo bronze era travada entre Gery e Venturelli. Contrariando qualquer previsão feita, e ao fim de 42:13 minutos, Isabella Holmgren sagrava-se campeã mundial Júnior de ciclocrosse, com 20 segundos de vantagem sobre Ava Holmgren, e 47 segundos sobre Gery, que bateu Venturelli num sprint disputado até ao último milímetro. Molengraaf, num dia que irá querer esquecer rapidamente, terminou na 7ª posição, a 1:12 minutos da vencedora.