A primeira edição da Paris-Roubaix Femmes está na estrada!
Pela primeira vez em 118 edições o ‘Inferno do Norte’ irá ter uma edição dedicada às senhoras. A prova deveria ter arrancado em 2020, no entanto devido à pandemia a primeira edição acabou por ser cancelada e será agora corrida neste sábado, depois de também ter sido adiada da primavera agora para o outono, como a corrida dos homens.
A primeira edição será um dia que irá constar nos livros da história e que terá a ligação de Denain a Roubaix numa extensão de 116,5 quilómetros como pano de fundo. A prova irá conter 17 setores de pavé, com aproximadamente 30 quilómetros de empedrado no cômputo geral, com a particularidade de os últimos 85 quilómetros da prova serem totalmente iguais ao da prova masculina. A clássica irá ainda passar por dois setores de 5 estrelas: Mons-en-Pévèle e Carrefour de l’Arbre.
Muitas ciclistas terão esta prova marcada e, como habitual nas provas femininas, espera-se uma corrida muito aberta e bastante atacada. Nomes como Chantal van den Broek-Blaak, Amy Pieters, Lizzie Deignan, Lotte Kopecky, Lorena Wiebes, Emma Norsgaard, Marianne Vos ou ainda a mais recente campeão do mundo Elisa Balsamo serão ciclistas a ter em conta, no entanto não é de se descurar que aconteça uma grande surpresa. A prova terá ainda a presença da portuguesa Maria ‘Tata’ Martins que irá, também, fazer parte da história desta primeira edição.