Ben O’Connor
Decathlon AG2r La Mondiale – Team Jayco AlUla

Com o intuito de suprimir a lacuna deixada por Simon Yates, a Team Jayco AlUla atacou o mercado de transferências à procura de um atleta que desse garantias nas principais corridas do WorldTour. Por essa razão, a estrutura australiana acabou por contratar Ben O’Connor, um dos melhores corredores do ano de 2024!
A época do ciclista australiano foi formidável e muito regular! Na estreia na nova temporada, Ben O’Connor venceu, sem grandes problemas, a Volta à Múrcia. Ainda no mês de fevereiro, em pleno UAE Tour, voltou a erguer os braços à 3ª etapa (com chegada a Jabel Jais). De modo a construir a sua forma física rumo ao Giro d’Italia, ainda participou no Tirreno – Adriatico e no Tour dos Alpes, corridas em que finalizou no 5º e no 2º lugar, respetivamente. Contudo, apesar de ter concluído a grande volta transalpina na 4ª posição, o objetivo de Ben O’Connor era de terminar no pódio final na cidade de Roma.
No entanto, o melhor momento do atleta australiano aconteceu em plena Volta à Espanha. Ao 6º dia de competição, Ben O’Connor – que estava a quase 2 minutos do 1º classificado – integrou a fuga e conquistou, de forma brilhante, a etapa, acabando por subir à liderança com uma vantagem bastante folgada sobre a concorrência mais direta. Porém, a aventura do ciclista da Decatlhon AG2r terminou à 19ª etapa (depois de 13 dias com a camisola vermelha), mas conseguiu segurar o 2º lugar na classificação geral. Além do sucesso em solo de “nuestros hermanos”, Ben O’Connor continuou em “estado de graça” na prova de fundo dos Campeonatos do Mundo, conquistando a medalha de prata.

Mesmo fazendo a sua melhor temporada enquanto ciclista profissional, nem Ben O’Connor nem a Decatlhon AG2r La Mondiale Team mostraram convergência no sentido de prolongar o vínculo que os unia desde 2021. Por isso, a partir de 2025, a vida de ambas as partes segue caminhos separados: a estrutura francesa apostará tudo em redor de Felix Gall que, com a saída do australiano, se torna o líder indiscutível da Decatlhon; por seu turno, Ben O’Connor será a principal figura da estrutura GreenEDGE para as provas por etapas ao longo do calendário velocipédico que se avizinha.
Depois da dobradinha Giro – Vuelta realizada em 2024, o grande objetivo em 2025 será estar presente no Tour de France com aspirações a um eventual Top-5 na classificação geral. A verdade é que o atleta do Down Under já foi capaz de terminar a corrida gaulesa no 4º lugar na temporada de 2021. Todavia, não devemos esquecer as circunstâncias em que tal resultado foi obtido (muito idênticas ao do seu 2º lugar na última edição da Volta à Espanha) e o nível dos adversários em prova.
Atendendo a estas razões, um lugar entre os 5 melhores após 21 dias de competição no Tour de France é uma meta bastante difícil e desafiadora para Ben O’Connor em 2025. Para conseguir “levar o barco a bom porto”, o ciclista australiano necessita de melhorar a sua capacidade nas etapas de alta montanha, assim como desenvolver as suas competências no contrarrelógio. Além destes dois pontos, é de enorme relevância ter uma equipa forte e apta a proteger o seu líder em prol de tal objetivo, o que, para 2025, não parece ser possível dentro da equipa da Jayco AlUla.
Por último, deixo-vos uma questão: ficará a equipa australiana da Jayco AlUla mais bem servida com Ben O’Connor ou se tivesse mantido Simon Yates?
Página 4: Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step – Tudor Pro Cycling Team)