Categories Estrada Internacional Opinião

As 5 transferências mais sonantes para 2025

Simon Yates

Team Jayco AlUla – Team Visma | Lease a Bike

© Sprint Cycling

Depois de 11 anos de sucesso ao serviço da estrutura GreenEDGE – que incluem vitórias em etapas nas três grandes voltas e a conquista da Volta a Espanha em 2018 – Simon Yates reforçará, a partir de 2025, a equipa da Visma | Lease a Bike, num contrato válido por duas temporadas!

A época de 2024 de Simon Yates foi bastante abaixo das expectativas. Após um ano de 2023 recheado de bons resultados (dos quais se salienta o honroso 4º lugar na Volta à França), o ciclista britânico apenas se revelou vitorioso no AlUla Tour, adjudicando a vitória na etapa rainha e, consequentemente, a conquista da classificação geral. Depois do “sucesso árabe”, Simon Yates apresentou-se débil nas corridas que serviram de preparação para o Tour de France, tendo o seu melhor resultado sido o insuficiente 11º posto na Volta à Romandia.

© Getty Images – vitória de Simon Yates na última etapa do AlUla Tour, conquistando assim a classificação geral

No seguimento do 4º lugar na época passada, as pretensões de Simon Yates no Tour seriam, evidentemente, de igualar ou melhorar o resultado obtido no ano passado. No entanto, desde cedo se percebeu que a condição física do atleta inglês não era a desejável, perdendo imenso tempo nas primeiras etapas da corrida francesa. Desligado da classificação geral, Simon Yates foi gradativamente melhorando ao longo dos 21 dias de competição, tendo, na última semana de prova, até estado na luta por vitórias em etapa. No final da Volta à França, o ciclista da Jayco AlUla terminou na 12ª posição, a quase 40 (!) minutos de Tadej Pogačar.

Duas semanas após o término do Tour de France, a equipa neerlandesa da Visma | Lease a Bike anunciou a contratação de Simon Yates, confirmando, assim, o fim de uma ligação de mais de uma década entre o atleta e a estrutura GreenEDGE.

O futuro papel de Simon Yates na estrutura liderada por Roger Plugge será idêntico ao que o seu irmão (Adam Yates) exerce na UAE Team Emirates, isto é, terá a possibilidade de liderar a equipa em algumas corridas ao longo da temporada, mas também assumirá as funções de “super-gregário” quando Jonas Vingegaard estiver presente e com aspirações à vitória final.

Por essa razão, o calendário de Simon Yates para 2025 deve diferir, na sua fase inicial, daquele que será efetuado pelo “cyborg” dinamarquês, de modo a que o ciclista britânico possa ter liberdade para fazer o seu palmarés até se converter em fiel escudeiro de Jonas Vingegaard. No que diz respeito às grandes voltas, Simon Yates deverá acompanhar o ex-bicampeão da Volta à França à corrida gaulesa, sendo o último homem de apoio, assumindo exatamente as mesmas funções que Adam Yates teve no Tour de France de 2023.

Esta mudança de ares poderá ser benéfica para ambas as partes. Por um lado, Simon Yates irá representar, pela 1ª vez na carreira, uma equipa diferente da Jayco AlUla, podendo a mudança trazer um impacto imediato nos seus resultados individuais (como sucedeu em 2024 com Matteo Jorgenson). Por outro lado, a Team Visma | Lease a Bike adquire um dos melhores ativos disponíveis no mercado que, em condições normais, será preponderante ao longo da temporada de 2025 na manobra de “reconquistar” a vitória na classificação geral do Tour de France.

Página 3: Ben O’Connor (Decathlon AG2r La Mondiale Team – Team Jayco AlUla)