Categories Estrada Internacional Opinião

Ano em Português – 2025

Maio de 2025

Depois da vitória na Itzulia Basque Country, João Almeida voltou a brilhar nas provas por etapas. Na Volta à Romandia, a “Pantera das Caldas” apresentou uma regularidade exemplar: na alta montanha, em Thyon 2000, só Lenny Martinez conseguiu superá-lo, antes de o português selar o triunfo na classificação geral com uma boa exibição no contrarrelógio, vencido por Remco Evenepoel.

© UAE Team Emirates

Afonso Eulálio, no seu primeiro ano ao nível WorldTour, estreou-se em grandes voltas. No Giro d’Italia, o português assumiu um papel fundamental no apoio a Antonio Tiberi e Damiano Caruso, encontrando ainda espaço para se destacar ao integrar a fuga da 17.ª etapa, onde coroou em primeiro lugar o mítico Passo del Mortirolo e terminou a jornada na 10.ª posição, o seu melhor desempenho numa etapa desta edição do Giro. A aventura italiana acabaria, porém, por terminar de forma prematura, com o jovem natural da Figueira da Foz forçado a abandonar devido a uma contusão no ombro direito.

© Dario Belingheri – Getty Images

Após bons sinais na Eschborn-Frankfurt, onde finalizou no 15.º lugar, Rúben Guerreiro afinou a forma em França, alcançando dois Top10, no Tour du Finistère e no Grand Prix du Morbihan.

Rui Costa regressou à competição, também em França, após a lesão sofrida no Tirreno-Adriático, em março, participando nas Boucles de la Mayenne, onde terminou na 20.ª posição, mostrando claros sinais de recuperação e bom ritmo competitivo.

Num mês dominado por corridas de sub-23, Daniel Lima destacou-se com o 7.º lugar na Corrida da Paz, ficando a apenas 12 segundos do vencedor Paul Martí, da seleção espanhola, numa das provas mais prestigiadas da Taça das Nações.

Em solo português, Lucas Lopes (Rádio Popular – Paredes – Boavista) conquistou a Volta a Portugal do Futuro, vencendo a etapa rainha com chegada ao Alto do São Macário, em São Pedro do Sul.

© Matias Novo – Podium Events

Já no Memorial Bruno Neves, a vitória sorriu a Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense), enquanto o seu colega de equipa, Afonso Silva, triunfou na 1.ª etapa do GP Abimota e assegurou a classificação geral final.

© UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo
© João Fonseca – UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

Página 7: Junho